Transcrição Vegetarianos vs veganos
Muitas pessoas confundem frequentemente vegetarianos e vegans, razão pela qual alguns utilizam os termos "dieta vegan" e "dieta vegetariana" como se fossem a mesma coisa. Na realidade, há muitos pontos em que vegetarianos e vegans se relacionam, mas as diferenças entre os dois são muitas, desde o estilo de alimentação até aos produtos que consideram permitidos nos seus planos alimentares.
Com isto em mente, propomos que se analise mais de perto o seguinte guia, onde veremos os aspectos fundamentais que distinguem ambos os tipos de estilos alimentares, bem como os pontos mais importantes em que coincidem. É importante que esteja familiarizado com estas diferenças e semelhanças antes de optar por um ou outro.
Semelhanças: Em termos de espiritualidade e de formação de valores éticos e morais, vegetarianos e veganos partilham um respeito mútuo pela vida animal e pela sustentabilidade do planeta. Eles abominam o consumo de carnes, frutos do mar e peixes, e consideram os alimentos de origem vegetal a melhor alternativa para a sustentabilidade e o combate aos problemas da fome no planeta.
Tanto que a ONU utiliza os termos vegetariano e vegano em seus relatórios sem muita distinção, já que os objetivos de ambos costumam ser os mesmos.
Diferenças: Como dissemos, nem veganos nem vegetarianos comem carne, mas em relação aos alimentos de origem animal, como ovos, leite ou mel, as coisas são muito diferentes.
Os vegans são rigorosos na sua dieta, comendo apenas alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos, no entanto, permitem incluir na sua dieta alimentos como os acima mencionados, pelo que o seu estilo de alimentação não se limita estritamente aos vegetais. Embora respeitem os animais, gostam de apreciar os frutos que estes podem dar, como o mel e os lacticínios. De facto, muitos defendem a filosofia de que estes produtos podem ajudar a aliviar os custos de alimentação e tratamento dos animais de quinta, proporcionando uma forma alternativa de as explorações agrícolas serem rentáveis sem terem de comercializar a carne destes animais.
Muitas explorações de galinhas são ditas defensoras do estilo de vida vegetariano, pelo que permitem que os seus animais usufruam de um ambiente de liberdade e, em caso algum, os abatem para vender a sua carne, aproveitando, em vez disso, os ovos que põem num ambiente sem stress, compensando assim os gatos pela manutenção dessas explorações.
Embora tenhamos notado acima que veganos e vegetarianos têm muitos pontos em comum em relação ao respeito pela vida animal, é válido acrescentar que, em referência a esses valores, os veganos tendem a ir um pouco mais longe. Os veganos não aprovam o uso de produtos que tenham sido fabricados sob o sofrimento de animais. É o caso de muitos produtos de beleza que são testados em animais e depois comercializados ao público, ou roupas feitas de couro animal. Se um animal teve de morrer ou sofrer de alguma forma para que pudéssemos ter esse produto, a tendência vegana é reprová-lo.
A este respeito, os vegetarianos tendem a ser um pouco mais flexíveis, e isto deve-se em grande parte ao facto de a dieta vegana ser motivada em grande parte pela ética e valores de amor, compreensão e respeito pelos direitos dos animais. Já a dieta vegetariana, com algumas excepções, é motivada mais por um estilo de vida saudável e como alternativa para perder gordura de forma sustentável e amiga do ambiente.
vegetariano vegan