Transcrição Transição para uma dieta vegetariana
Começar uma dieta não é um processo fácil para ninguém, sofremos muitas mudanças tanto na alimentação como no estilo de vida. As dietas não só influenciam a forma como nos alimentamos, mas também as nossas rotinas diárias, vida social, trabalho, entre muitas outras, razão pela qual não devemos fazer mudanças radicais quando iniciamos uma.
Nesta lição vamos ensinar-lhe como fazer a transição correta para uma dieta vegetariana, para evitar más práticas ou o abandono da mesma a curto prazo.
Transição gradual: Para uma pessoa que está habituada a comer carne, peixe e marisco regularmente, é sem dúvida complexo eliminar radicalmente todos estes componentes da sua dieta, e é por isso que a forma correta de fazer a transição para uma dieta vegetariana é reduzir gradualmente os alimentos acima mencionados, enquanto aumenta o consumo de vegetais e frutas.
O processo não tem de demorar três dias, pode demorar semanas, tudo depende da dieta que estava a seguir e da forma como o seu corpo assimila as mudanças. Reduza as refeições semanais com carnes e procure formas de preparar refeições igualmente deliciosas mas que estejam de acordo com a dieta vegetariana.
Substituir outros alimentos: Todos temos pratos favoritos e, se estes incluem carne ou marisco, procure formas de os substituir pelas chamadas "carnes vegetarianas". Aqui mostramos-lhe as mais populares:
- Seitan: Um alimento de origem chinesa que se tornou muito popular nos últimos tempos. À primeira vista, tem caraterísticas muito semelhantes às da carne, como a cor e a textura; também partilham métodos de confeção, pois o seitan pode ser grelhado, frito, estufado, cozido, entre muitos outros. O melhor é que não só é apetitoso como também nutritivo e é feito à base de glúten de trigo e molho de soja.
- Tofu: Este é talvez um dos substitutos de carne mais populares que existem. Tal como o seitan, é de origem chinesa e é feito de leite de soja, coagulantes e água. Tem óptimas propriedades nutricionais, especialmente um elevado valor proteico, e está associado à melhoria de doenças como a diabetes e à redução do colesterol.
- Tempeh: Semelhante ao tofu, mas de origem indonésia. É feito a partir do processamento de grãos de soja amarelos e, tal como o seitan, tem um aspeto semelhante ao da carne. Pode ser cozinhado de várias formas e tem a vantagem de ser facilmente digerido devido ao seu baixo teor de gordura.
- Soja: Como já deve ter reparado, esta planta desempenha um papel muito importante na dieta vegetariana. Devido à sua versatilidade, é utilizada na elaboração de diferentes alimentos alternativos à carne: é o caso dos hambúrgueres e dos bifes vegetarianos. Permite-nos desfrutar não só de alimentos nutritivos e deliciosos, mas também de formatos semelhantes aos que estávamos habituados anteriormente.
Variedade: Existe uma falsa crença de que a dieta vegetariana se limita ao consumo de alface e acelga. Pelo contrário, existe uma grande variedade de alimentos que podemos desfrutar. É importante que elabore um plano semanal que inclua uma diversidade de alimentos, não só para satisfazer as suas necessidades nutricionais, mas também para tornar a dieta divertida e não obrigatória.
Procurar estabelecimentos de comida vegetariana: O aspeto social tem uma grande influência no desenvolvimento de uma dieta. Não pode limitar a sua vida com amigos, parceiro ou família, por isso é importante que procure bares, cafés, restaurantes com menus vegetarianos ou especializados nesta alimentação para que possa partilhar os mesmos momentos agradáveis de antes. Desta forma, vai notar que a transição não é tão difícil e que o seu corpo e mente se vão habituando gradualmente a este novo estilo de vida.
transicao