Transcrição Osteoporose
Vamos agora falar de uma das doenças mais degenerativas para o corpo humano. A osteoporose é uma doença caracterizada pela degradação da estrutura óssea, de tal forma que os ossos enfraquecem sem que o novo tecido ósseo que está a ser criado seja capaz de substituir o antigo.
A osteoporose é uma doença muito grave e, em muitos casos, pode pôr termo à vida da pessoa que dela sofre. É por isso que vamos dedicar o seguinte guia a analisar como aparecem os principais sintomas da osteoporose e quais são os mecanismos de prevenção e mitigação mais eficazes.
Noutra ordem de ideias, abordaremos a relação entre a dieta vegetariana e esta doença, analisando se é aconselhável ou não assumir o vegetarianismo quando se sofre desta doença.
Caraterísticas: A osteoporose não tem cura, pode ser tratada com o objetivo de atenuar os seus efeitos, mas é uma condição com a qual o doente terá de aprender a viver ao longo da sua vida. Embora possa apresentar-se de forma assintomática, os efeitos desta doença fazem-se sentir rapidamente, manifestando-se em fracturas e lesões graves que podem ocorrer muito facilmente.
Isto deve-se principalmente ao facto de o tecido ósseo começar a encolher a um ritmo acelerado, enquanto os ossos se tornam cada vez mais fracos. Por vezes, quando a doença está avançada, basta fazer um movimento brusco para que um dos nossos ossos se parta. O maior risco é na anca, onde em muitos casos a quebra da anca se deve à presença da doença.
Para perceber porque é que isto acontece, basta ilustrar um processo simples que ocorre nos nossos ossos. Os ossos humanos sofrem com a decomposição do seu tecido e, por sua vez, num processo de renovação constante, surge novo tecido para substituir o antigo. Se este novo tecido não for criado mais rapidamente do que o tempo que o tecido antigo leva a decompor-se, estaremos na presença desta doença, que deixa os nossos ossos completamente desprovidos da proteção de que necessitam.
Esta doença é normalmente tratada com medicação, rotinas de exercício e planos alimentares especiais. Relativamente a este último, vamos analisar o impacto que a manutenção de uma dieta vegetariana pode ter nas pessoas com esta doença.
Dieta vegetariana: Quando falamos em adotar uma dieta vegetariana na presença de uma doença, relacionamos quase sempre a saúde e a boa alimentação como possibilidades claras de prevenção e atenuação dessas doenças. Esta lógica faz-nos rapidamente assumir que uma dieta vegetariana pode ser benéfica para contrariar a osteoporose através da alimentação.
A verdade é que isto não é tão claro como noutras doenças, como a obesidade ou a hipertensão. Existem opiniões contraditórias sobre este assunto, havendo quem afirme que a dieta vegetariana e, em maior medida, a dieta vegana podem ser pobres em cálcio, um mineral muito importante na prevenção da osteoporose.
São vários os estudos que procuram medir o impacto de um estilo de vida vegetariano na saúde óssea, alguns dos quais chegam a teorizar sobre a importância do consumo de carn
osteporose