Transcrição Mitos sobre a dieta vegetariana
Muito se tem escrito sobre a dieta vegetariana, basta procurar informação sobre ela num browser para encontrar centenas de artigos com recomendações e avisos. O problema que detectamos nesta situação é que, em muitos casos, não existem profissionais por detrás dos blogues de nutrição, razão pela qual circula uma grande quantidade de informação sem suporte científico, especulativa e falsa.
É assim que surgem os mitos, onde certos dados são tomados como garantidos, que têm um impacto negativo ou positivo, distorcendo a realidade. Existem muitos mitos sobre a dieta vegetariana e, nesta lição, vamos compilar os mais populares, com o objetivo de os desmentir e fornecer informações verdadeiras sobre o assunto em questão.
Mitos sobre a dieta vegetariana:
- Épermitido comer atum: Isto é claramente falso, o atum é um peixe e, como sabe, tanto a carne como o peixe são proibidos no plano alimentar vegetariano. Na Europa, muitos restaurantes incluem o atum nos seus menus vegan e vegetarianos, daí a confusão em torno deste alimento.
- Falta de proteínas na dieta vegetariana: As proteínas são classificadas como vegetais e animais, pelo que, ao excluir a carne e o peixe destas, reduzimos muito a quantidade de proteína animal que consumimos; no entanto, devemos lembrar que nesta dieta podemos consumir ovos, um alimento com proteína animal. Por outro lado, temos a proteína vegetal, e existem inúmeros alimentos incluídos na dieta vegetariana que a contêm; esta afirmação não é, portanto, verdadeira.
- A necessidade de suplementos: Os suplementos, como o próprio nome indica, são utilizados para colmatar carências de uma determinada natureza; no entanto, uma alimentação equilibrada e com uma variedade de nutrientes pode fornecer-lhe tudo o que precisa, sem necessidade de recorrer a suplementos.
- Sensação constante de fome: Nada poderia estar mais longe da verdade. A dieta vegetariana inclui uma variedade de alimentos apetecíveis e saciantes: arroz, legumes, ovos, frutas, massas, entre muitos outros.
- É impossível fazer uma dieta vegetariana pobre em hidratos de carbono: Falso, como explicámos no ponto anterior, existem infinitas possibilidades de refeições que podemos preparar nesta dieta a depender apenas dos hidratos de carbono.
- O ser humano precisa de comer carne: Estudos que apoiam a dieta vegetariana mostram que o ser humano pode passar sem carne e manter-se saudável; de facto, muitas das doenças cardiovasculares são causadas pelo consumo abusivo de carne.
Mitos sobre a saúde: Perda de capacidade intelectual. Um estudo da Universidade de Southampton mostra exatamente o contrário - os vegetarianos tendem a desenvolver um QI mais elevado:
- Doenças mais frequentes: Uma pessoa pode adoecer por vários motivos, nem todos relacionados com a alimentação, mas se nos cingirmos a este aspeto, os estudos revelam o contrário, uma vez que uma dieta vegetariana reduz o risco de diabetes, cancro e doenças cardiovasculares.
- Impossibilidade de desenvolver massa muscular: Falso, é certamente um pouco mais complexo devido à não ingestão de carne, mas é perfeitamente possível; é por isso que muitas figuras de topo do fitness seguem uma dieta vegetariana.
- A dieta vegetariana não é adequada para crianças ou mulheres grávidas: No caso destas últimas, recomenda-se apenas o controlo dos níveis de vitamina B12 no organismo, mas, de resto, a gravidez e o vegetarianismo são compatíveis. Quanto às crianças, a afirmação é igualmente falsa; para garantir o crescimento e o desenvolvimento adequados destas, basta ter em mente fornecer-lhes uma dieta rica em nutrientes e equilibrada, o que é possível com o estilo de vida vegetariano.
Mitos que influenciam a vida social:
- As refeições vegetarianas são caras: Nada poderia estar mais longe da verdade: se formos à base do plano de refeições vegetarianas, vamos reparar que é composto por alimentos muito básicos e acessíveis, como legumes, arroz, frutas, ovos, entre outros.
- Existem poucos estabelecimentos que oferecem comida vegetariana: Esta afirmação pode ter sido verdadeira há uns anos atrás, mas atualmente a realidade é diferente. É cada vez maior o número de bares e restaurantes que não só incluem pratos vegetarianos, como também são especializados neles. Em Espanha, por exemplo, estima-se que existam mais de 2000 restaurantes vegetarianos.
- A dieta vegetariana é uma moda passageira: Falso, muitas pessoas acreditam que esta dieta remonta a alguns anos atrás, mas não é o caso. Desde a antiguidade, filósofos como Pitágoras e Plutarco escreveram obras dedicadas a este estilo de vida e, ao longo dos séculos, popularizou-se; por isso, desfrutar da variedade de opções e dietas que temos hoje em dia não deve ser visto como uma moda que passará rapidamente, mas como uma dieta alternativa que, esperamos, se mantenha durante muitos anos.
mitos