Transcrição Minerais na alimentação vegetariana
Os minerais são elementos essenciais para o nosso organismo.
Devem ser tidos em conta num plano nutricional saudável. A interação dos minerais com a maioria dos processos e funções do corpo humano significa que existe uma forte necessidade de procurar constantemente fontes de minerais. Não devemos descurar o equilíbrio nutricional se não quisermos sofrer as consequências da carência de minerais.
Neste sentido, passamos a explicar os aspectos fundamentais que os caracterizam, as suas funções mais importantes, os benefícios atribuídos ao seu consumo, entre outras questões. Este tema será de grande importância para si, caso pretenda desenvolver uma alimentação de qualidade, que traga benefícios para a sua saúde.
Importância dos minerais: Entre os minerais mais essenciais para o nosso organismo estão o cálcio, o ferro, o fósforo e o magnésio. Estes têm funções celulares extremamente importantes para os nossos órgãos. Por isso, devemos ter o cuidado de não os excluir da nossa alimentação. Ao definirmos as principais funções que desempenham no nosso organismo, é válido esclarecer que estas são determinadas dependendo do mineral a que nos referimos, no entanto, iremos delinear algumas delas de uma forma geral de modo a demonstrar a necessidade destes elementos para o nosso organismo.
Alguns minerais, como o potássio, estão dissolvidos nos nossos fluidos corporais e interagem diretamente como reguladores naturais da pressão osmótica.
Alguns minerais, como o cálcio, são componentes essenciais das estruturas dos ossos e dos dentes. As deficiências destes minerais podem causar doenças graves nas estruturas esqueléticas do corpo, que são muito prejudiciais para a saúde humana e para os processos de desenvolvimento e crescimento do corpo.
O sódio é de importância vital para o desenvolvimento e a reconstrução do tecido muscular e é também um componente ativo do sistema nervoso, participando nas estruturas e interconexões das funções nervosas do nosso corpo.
O zinco é ativo na produção de antioxidantes. Influencia significativamente o nosso sistema imunitário e promove o crescimento e o desenvolvimento.
O ferro é um dos elementos mais importantes do nosso corpo, funciona como constituinte da hemoglobina, pelo que a ausência de ferro pode levar a consequências graves para a saúde.
Estes são apenas alguns exemplos dos minerais essenciais que o corpo humano necessita, como pode verificar, cada um deles interage nas principais funções do organismo, pelo que não devemos descurar que estes sejam incluídos na sua totalidade, pois a ausência de qualquer um deles pode afetar gravemente a nossa saúde.
Como obter os minerais?
Tal como no caso das vitaminas, podem ser obtidos naturalmente através da ingestão de alimentos ou artificialmente através de suplementos.
Para combinar o aumento de proteínas com a satisfação das necessidades de minerais do nosso organismo, podemos recorrer à ingestão de alimentos de origem animal, como a medula óssea, rica em cálcio e outros minerais, e à ingestão de órgãos animais.
No entanto, no caso de um praticante de uma dieta vegetariana, as fontes acima mencionadas não estariam disponíveis, pelo que temos de recorrer a outras alternativas. Para tal, podemos associar a uma dieta vegetariana a ingestão de legumes frescos, que são ricos em vários minerais, como o potássio, o cálcio, o sódio e o magnésio.
Relativamente ao ferro, podemos recorrer a produtos ricos em vitamina C, uma vez que estes aumentam os níveis de absorção do ferro. O cálcio não é um problema se formos vegetarianos, pois pode ser incorporado na nossa dieta através do consumo de produtos lácteos. O zinco pode ser encontrado na soja, bem como em vários cereais.
minerais