Transcrição Cores nos frutos e produtos hortícolas
É normal que muitos de nós se sintam atraídos pelas cores presentes nas frutas e legumes, mas tendemos a ignorar o que essas cores representam. A verdade é que todas estas cores são o resultado da interação de vários pigmentos através de reacções químicas e bioquímicas. Os fitonutrientes e os fitoquímicos presentes nos legumes e nas frutas conferem-lhes o seu aroma caraterístico.
Como resultado de tudo isto, os legumes e as frutas apresentam uma série de elementos estéticos que lhes permitem defender-se dos micróbios e dos animais que tentam alimentar-se deles. Estes elementos são o resultado da sua composição química, pelo que esta informação pode ser utilizada para saber o que cada um dos alimentos deste tipo que introduzimos na nossa dieta nos vai proporcionar.
Cor vermelha: Esta cor está principalmente associada à elevada presença de antioxidantes. Estes interagem no organismo, retardando a degeneração das células e actuando na prevenção de doenças cardiovasculares. Os antioxidantes são essenciais para retardar o processo de envelhecimento e as doenças a ele associadas.
As frutas e legumes desta cor podem ser utilizados para reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol, melhorar os males associados a doenças cardiovasculares e doenças cardíacas agudas, atuar na prevenção de doenças como o cancro, entre outras.
Cor amarela: Outra tonalidade muito presente nas frutas e legumes é a cor amarela. Esta cor está principalmente associada à presença de carotenóides, que, tal como nos frutos vermelhos, contêm normalmente elevados níveis de antioxidantes. Outro elemento muito presente nestas frutas e legumes são normalmente vários tipos de vitaminas que desempenham um papel importante no fortalecimento do nosso sistema imunitário.
Estas, tal como as anteriores, actuam no nosso sistema cardiovascular. São muitas vezes utilizadas para fortalecer a estrutura óssea, ajudando-nos a ter ossos mais saudáveis. Outro benefício associado a muitas frutas e legumes desta cor é a melhoria da visão.
Cor verde: O verde é provavelmente a cor mais comum nas frutas e legumes, de que são exemplo os limões, os espinafres, os brócolos, entre outros.
Entre as caraterísticas associadas aos alimentos desta cor, verificamos que são normalmente ricos em minerais como o magnésio e o cálcio, e têm uma elevada presença de vitamina C. Entre outros benefícios, está normalmente associada aos processos de relaxamento do corpo, à diminuição do risco de sofrer doenças cardiovasculares, à melhoria dos níveis de colesterol, à interação na prevenção de doenças como o cancro, entre outras.
Cor púrpura: A cor púrpura, apesar de não ser tão comum, é normalmente observada em algumas frutas como as uvas ou em alguns vegetais como a beterraba. Esta cor caraterística está associada a vários benefícios para o sistema urinário.
Normalmente possuem compostos que interagem na prevenção de doenças como o cancro, ajudam a combater o envelhecimento celular, actuam na redução d
cores frutos vegetais