Transcrição Aminoácidos
O conceito de aminoácidos está intimamente relacionado com a proteína, o que levou muitas pessoas a assumir que uma dieta vegetariana pode ser deficiente neste elemento, o que significa que temos de os adquirir a partir de fontes suplementares. A verdade é que isto é um erro e não podia estar mais longe da verdade.
Os aminoácidos são um elemento fundamental para a manutenção da vida humana, as funções que desempenham no nosso organismo são essenciais, pelo que dependemos deles para o correto funcionamento do nosso corpo. Passaremos agora a explicar os aspectos fundamentais que os distinguem, as suas caraterísticas e a sua presença numa dieta vegetariana.
É importante que saibamos como incorporá-los através do consumo de alimentos ricos neles, para que possamos desfrutar de uma dieta equilibrada e rica em aminoácidos que nos fornecerá os elementos que nos manterão saudáveis.
O que são os aminoácidos?
Os aminoácidos são uma série de compostos que se combinam para formar as proteínas. Existem alguns aminoácidos que podem ser sintetizados pelo próprio organismo, estes aminoácidos são chamados "aminoácidos não essenciais". Por outro lado, outros não podem ser sintetizados pelo corpo humano, pelo que têm de ser adquiridos externamente, sendo designados por "aminoácidos essenciais".
Uma terceira classificação dos aminoácidos agrupa-os em "aminoácidos condicionais". Estes são essenciais para combater várias doenças e afecções. Independentemente do tipo de aminoácidos, todos eles são necessários ao organismo, o que não significa que cada refeição que ingere deva ter uma representação dos três, mas que através de uma alimentação equilibrada deve tentar adquiri-los de igual forma.
Importância dos aminoácidos: Os aminoácidos são um dos principais responsáveis pela decomposição dos alimentos que ingerimos, quando combinados permitem a formação de proteínas, influenciam o fortalecimento do sistema imunitário e funcionam como um acelerador do nosso metabolismo. Os aminoácidos, por sua vez, são decisivos na produção e reparação do tecido muscular, pelo que promovem o crescimento do nosso corpo. São produtores de colagénio, o que significa que dão um contributo muito importante para a nossa pele e tecidos conjuntivos.
Consequências da carência de aminoácidos: As consequências associadas à carência de aminoácidos no organismo podem ser muito nefastas. Estas vão desde problemas graves durante o crescimento e a formação muscular, problemas digestivos crónicos, desnutrição e várias malformações em geral. No caso das crianças, um défice destes pode causar problemas graves durante o seu desenvolvimento e, em muitos casos, é irreversível. Presença de aminoácidos nos alimentos.
Dieta vegetariana: Os aminoácidos estão presentes em diferentes alimentos. A carne, os ovos, o peixe e os produtos lácteos são muito ricos em aminoácidos. As leguminosas e os frutos secos também funcionam como fontes naturais de aminoácidos. Dito isto, notará que a dieta vegetariana não apresenta qualquer problema em manter uma dieta rica em aminoácidos, basta consumir mais de 100 gramas de leguminosas, alguns frutos secos ou alguns grãos de soja para satisfazer as suas necessidades diárias de aminoácidos.
Ao mesmo tempo, é de salientar que a dieta vegetariana é permissiva relativamente ao consumo de ovos e lacticínios, pelo que será fácil combinar a sua dieta com estes elementos para a tornar variada e igualmente nutritiva. Comer um ovo ao pequeno-almoço e meio copo de leite é mais do que suficiente para obter todos os aminoácidos de que necessita. As opções são tão variadas que podemos dizer, sem dúvida, que a dieta vegetariana é rica e variada nas suas fontes de aminoácidos.
aminoacidos