Transcrição Dietas para crianças diabéticas
A diabetes é uma doença crónica muito comum nos seres humanos. Pode ser causada por vários factores, incluindo factores hereditários e alimentares. Consiste em níveis muito elevados de glicose no organismo, que são normalmente causados por uma deficiência da hormona insulina.
É muito importante saber diferenciar entre diabetes e resistência à insulina, porque embora possam ter algumas semelhanças em alguns aspectos, diferem notavelmente nos efeitos que produzem. No guia que se segue, apresentamos-lhe alguns factos importantes sobre a diabetes e um guia de refeições semanais para o ajudar a planear a dieta do seu filho em função da sua condição.
Menu semanal para crianças com diabetesPara saber se o seu filho tem diabetes, deve primeiro consultar um médico. Ele determinará as causas da doença e orientá-lo-á sobre os passos a seguir para proporcionar ao seu filho uma vida de qualidade através do controlo da doença.
Para o efeito, deve saber que existem dois tipos de diabetes:
A diabetes de tipo 1 caracteriza-se pela incapacidade do organismo de gerar insulina por si próprio, o que, como pode compreender, é devastador para a saúde do diabético, uma vez que sem esta hormona a saúde deteriorar-se-ia consideravelmente até à morte. É por isso que este tipo de diabetes implica que o doente tenha de tomar frequentemente insulina externa para se manter vivo.
No caso da diabetes de tipo 2, existe uma grande variedade de pessoas que produzem muito pouca insulina até àquelas cuja produção de insulina é praticamente insignificante, o que as aproxima muito das pessoas com diabetes de tipo 1. Estas pessoas são normalmente tratadas com dietas especiais, geralmente pobres em hidratos de carbono e acompanhadas de um controlo rigoroso da glicose, uma vez que qualquer desequilíbrio pode causar graves problemas de saúde.
O planeamento cuidadoso da dieta é um elemento-chave no controlo dos níveis de açúcar no sangue no corpo de uma pessoa diabética.Existem muitas limitações quanto aos tipos e quantidades de alimentos que o seu filho diabético pode comer. É por esta razão que, neste
guia, mostramos um exemplo de um menu semanal adequado para crianças que sofrem desta doença.
2. Segunda-feira
Pequeno-almoço: Um copo de leite com cacau e uma torrada de pão integral com compota de morango light.
Meio da manhã:
Porção de frutaAlmoço: Feijão vermelho com pedaços de carne. Salada de legumes.
Lanche: Sumo de fruta sem açúcar e uma porção de fruta.
Jantar: Sopa verde com bacalhau com limão. Sobremesa sem açúcar.
3. terça-feiraPequeno-almoço: Iogurte com uma porção de frutos secos.
Meio da manhã:
Salada de frutasAlmoço: Peito de peru com legumes salteados.
Lanche: Taça de leite com frutos secos e nozesJantar: Massa integral com atum e tomate-cereja. Pera com canela
4. Quarta-feiraPequeno-almoço: Ovos mexidos com fiambre cozido. Batido de fruta com iogurte magro.
Meio da manhã:
Porção de frutos secos.Almoço: Lombo de porco com beringela assada.
Salada de legumesLanche: Taça de leite vegetal com papas de aveia.
Jantar: Costeletas grelhadas com creme de cenoura. Iogurte de fruta
5. quinta-feiraPequeno-almoço: Iogurte, muesli e omeleta francesa.
Meio da manhã:Salada de frutas
Almoço: Ovos mexidos com cogumelos, presunto e lentilhas estufadas. Salada de legumes
Meio da manh&
120