Transcrição Sintomas e complicações da doença celíaca
A doença celíaca é uma doença crónica do sistema imunitário que é desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis.
O glúten é uma proteína que se encontra em certos cereais, como o trigo, a cevada e o centeio. Quando uma pessoa com doença celíaca consome glúten, o seu sistema imunitário reage e causa danos no revestimento do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes.
A doença celíaca pode afetar pessoas de qualquer idade e sexo. Um dos sintomas mais comuns da doença celíaca é a diarreia crónica, que pode ser acompanhada de flatulência, dor abdominal e inchaço. Estes sintomas são causados por inflamação no intestino delgado e má absorção de nutrientes, o que pode levar a carências de vitaminas e minerais.
Outras manifestações possíveis da doença celíaca incluem obstipação, perda de peso, desnutrição, perda de massa óssea, fadiga e fraqueza muscular. Em alguns casos, as pessoas com doença celíaca também podem apresentar alterações de humor, como ansiedade, depressão e dificuldade de concentração.
Para além dos sintomas digestivos e nutricionais, a doença celíaca pode manifestar-se de várias formas noutros órgãos e sistemas corporais. Por exemplo, algumas pessoas com doença celíaca podem desenvolver lesões cutâneas como a dermatite herpetiforme, uma erupção cutânea com comichão e bolhas que aparece nos cotovelos, joelhos e nádegas.
O sistema nervoso também pode ser afetado, com sintomas como dores de cabeça, dormência e formigueiro nas mãos e nos pés, ou mesmo convulsões. Raramente, a doença celíaca pode causar problemas no fígado, como hepatite autoimune, ou no sistema reprodutivo, como infertilidade e abortos espontâneos recorrentes.
É importante notar que nem todas as pessoas com doença celíaca têm sintomas óbvios. De facto, em alguns casos, a doença pode ser assintomática ou ter sintomas muito ligeiros e inespecíficos, o que pode dificultar o seu diagnóstico. No entanto, mesmo nestas situações, a exposição continuada ao glúten pode causar danos no intestino delgado e aumentar o risco de complicações a longo prazo, como a osteoporose e o cancro do intestino.
sintomas complicacoes