logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Legislação e regulamentação sobre rotulagem sem glúten

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Legislação e regulamentação sobre rotulagem sem glúten


Nos últimos anos, os governos de vários países promulgaram leis e regulamentos para garantir a segurança alimentar das pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca.

O CODEX alimentarius é o conjunto de normas alimentares adoptadas internacionalmente. Estas normas destinam-se a proteger a saúde dos consumidores e a facilitar o comércio internacional de alimentos. Estabelece 20 ppm para ser declarado sem glúten e de 20ppm a 100 ppm para baixo teor de glúten.

Os produtos sem glúten não têm de ser rotulados, quer porque não contêm glúten como ingrediente, quer porque foram processados para remover o glúten. Mas se um fabricante ou produtor declarar que o seu produto é: sem glúten ou com baixo teor de glúten, tem de cumprir os requisitos estritamente estabelecidos e efetuar controlos e análises contínuos para não exceder a quantidade estipulada, sob pena de ser penalizado. Por exemplo, em.

Espanha, por exemplo, o incumprimento das regras de rotulagem pode ser punido com multas que vão de 3.001 a 600.000 euros, consoante a gravidade da infração. Algumas das leis e regulamentos neste domínio são enumeradas a seguir:

  • Estados Unidos: a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA exige que todos os alimentos rotulados como sem glúten contenham menos de 20 partes por milhão (ppm) de glúten. Além disso, a FDA também regula a utilização de rótulos sem glúten, sem glúten e com baixo teor de glúten nos alimentos.
  • União Europeia: A Comissão Europeia estabeleceu um regulamento que define os requisitos que os alimentos rotulados como sem glúten devem cumprir na União Europeia. De acordo com este regulamento, os alimentos sem glúten devem conter menos de 20 ppm de glúten.
  • Canadá: A Health Canada exige que todos os alimentos rotulados como sem glúten contenham menos de 20 ppm de glúten. Para além disso, a agência também regula a utilização de rótulos sem glúten e sem glúten nos alimentos.
  • Austrália e Nova Zelândia: a Food Safety Authority of Australia and New Zealand (FSANZ) exige que os alimentos rotulados como sem glúten não contenham mais de 20 ppm de glúten.
  • Espanha: a regulamentação sob


leis regulamentos

Transcrição Legislação e regulamentação sobre rotulagem sem glúten



Publicações Recentes de nutricao celiaca

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?