logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Sensibilização e educação para a doença celíaca

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Sensibilização e educação para a doença celíaca


A educação e a sensibilização para a doença celíaca (DC) são essenciais para garantir que as pessoas com esta doença possam viver uma vida segura e saudável sem glúten. A educação pode ir desde a sensibilização do público em geral até à formação dos profissionais de saúde e à educação das pessoas com doença celíaca e das suas famílias.

Os alimentos estão constantemente presentes nas nossas vidas e uma preocupação real é a falta de compreensão da doença celíaca em ambientes sociais, como locais de trabalho ou restaurantes.

As pessoas com DC podem sentir-se desconfortáveis por terem de explicar a sua doença aos outros e por terem de pedir alimentos sem glúten. Mas uma das situações mais repetidas e inevitáveis para os celíacos é a necessidade de explicar continuamente a importância do manuseamento dos alimentos e os riscos de contaminação cruzada nos pratos que lhes são servidos.

Isto pode levar à marginalização e à exclusão social, o que pode ser particularmente difícil para aqueles que foram recentemente diagnosticados. Apesar de, por vezes, ser fácil perder a paciência, este facto pode ser visto como mais uma oportunidade para educar e sensibilizar para a doença.

Sensibilização do público para a DC

A consciencialização do público é um passo importante na educação sobre a doença celíaca. Muitas pessoas ainda não sabem o que é a doença celíaca, nem quais são seus sintomas e conseqüências. Muitos podem pensar que se trata de uma condição digestiva leve.

Felizmente, o número de iniciativas para aumentar a conscientização sobre a doença está crescendo a cada dia. Alguns exemplos são:

  • Campanhas de sensibilização nos meios de comunicaçãosocial: Muitos meios de comunicação social realizam campanhas de sensibilização do público sobre a doença celíaca através de programas de televisão, entrevistas na rádio, artigos em jornais e revistas e publicações nas redes sociais.
  • Dia Nacional dos Celíacos: Em vários países, celebra-se o Dia Nacional dos Celíacos, onde se realizam eventos e actividades de sensibilização para a doença celíaca e a sua importância.
  • Organizações sem fins lucrativos: Existem muitas organizações sem fins lucrativos que se dedicam a ajudar as pessoas com doença celíaca e a sensibilizar o público para a doença. Estas organizações realizam frequentemente actividades de sensibilização em escolas, universidades e outros locais públicos.
  • Rotulagem de alimentos sem glúten: Em muitos países, foi implementada legislação que exige que os fabricantes rotulem os alimentos como não contendo glúten. Este facto ajudou a aumentar a sensibilização para a doença e facilitou às pessoas celíacas a escolha de alimentos seguros.
  • Cursos e workshops sobre cozinha sem glúten: Muitas escolas de culinária e chefes profissionais oferecem cursos e workshops sobre como preparar alimentos sem glúten. Estes eventos ajudam a aumentar a consciencialização sobre a doença celíaca e também fornecem informações úteis para as pessoas com a doença.
  • Celebridades que falam publicamente sobre o seu diagnóstico: Algumas celebridades falaram publicamente sobre o seu diagnóstico de doença celíaca, o que ajudou a sensibilizar o público para a doença. Por exemplo, a atriz e apresentadora de televisão Elisabeth Hasselbeck falou abertamente sobre a sua experiência com a doença celíaca em vários programas de televisão e no seu livro "The G-Free Diet".

Formação dos profissionais de saúde

A formação dos prof


educacao consciencia

Transcrição Sensibilização e educação para a doença celíaca



Publicações Recentes de nutricao celiaca

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?