logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O que é a doença celíaca? Conceitos básicos

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O que é a doença celíaca? Conceitos básicos


A doença celíaca é uma doença autoimune em que o sistema imunitário do organismo ataca o revestimento do intestino delgado quando é consumido glúten. Pode afetar pessoas de todas as idades e géneros, e pode ter uma variedade de sintomas.

A doença celíaca desenvolve-se em pessoas que têm uma predisposição genética para a doença. Embora existam muitos genes ligados à doença, o gene HLA-DQ2 e o gene HLA-DQ8 são os mais comuns. No entanto, nem todas as pessoas com estes genes desenvolverão a doença celíaca. Além disso, acredita-se que a exposição ao glúten também pode ser um fator desencadeante.

Sabe-se que o glúten é uma proteína que se encontra no trigo, na cevada, no centeio e nas suas variedades ou híbridos, e que pode causar danos no revestimento do intestino delgado em pessoas com doença celíaca.

No entanto, nem todas as pessoas que apresentam sintomas digestivos após o consumo de glúten têm doença celíaca. Algumas pessoas podem ter intolerância ao glúten ou sensibilidade ao glúten não celíaca, que são condições distintas da doença celíaca.

Quando uma pessoa com doença celíaca consome glúten, o seu sistema imunitário produz anticorpos que atacam o revestimento do intestino delgado. Com o tempo, essa resposta imunológica anormal pode causar inflamação e danos ao revestimento do intestino delgado, o que pode dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Quais são os sintomas da doença celíaca?

Os sintomas da doença celíaca podem variar muito entre as pessoas, que podem apresentar sintomas ligeiros ou nenhum sintoma.

Eles podem incluir

  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Anemia
  • Erupções cutâneas
  • Dores de cabeça
  • Depressão.

Importância do diagnóstico da doença celíaca

É importante diagnosticar a doença celíaca o mais cedo possível porque, se não for tratada, pode causar complicações graves. Osteoporose, infertilidade e cancro do intestino delgado são algumas das complicações que podem surgir se a doença celíaca não for tratada.

Para diagnosticar a doença celíaca, são efectuados vários testes. Em primeiro lugar, pode ser efectuada uma análise ao sangue para detetar anticorpos contra o glúten. Se for detectado um número elevado de anticorpos, pode ser efectuada uma biopsia do intestino delgado para confirmar o diagnóstico.

O diagnóstico da doença celíaca pode ser um processo complicado e pode levar tempo. É importante que as pessoas falem com o seu médico se tiverem sintomas sugestivos de doença celíaca ou se tiverem um historial familiar da doença. A deteção precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações graves.

Tratamento da doença celíaca

A doença celíaca ainda não tem cura. O tratamento implica seguir uma dieta sem glúten durante toda a vida. Isto pode ser difícil e requer um grande empenhamento, uma vez que o glúten se encontra em muitos alimentos.

Isto significa evitar o glúten em todos os alimentos feitos de trigo, cevada e centeio, bem como alguns outros grãos. Entre os mais comuns estão o pão, as massas, os cereais, os bolos e as bolachas. Mas também no molho de soja, condimentos, molhos para salada, salsichas e doces.

É importante que as pessoas com doença celíaca se certifiquem de que recebem nutrientes suficientes na sua alimentação. As lesões no revestimento do intestino delgado podem dificultar a absorção de nutrientes, pelo que pode ser necessário tomar suplementos de vitaminas e minerais. É importante consultar um dietista ou nutricionista para desenvolver um plano alimentar saudável e equilibrado.


doenca celiaca geral

Transcrição O que é a doença celíaca? Conceitos básicos



Publicações Recentes de nutricao celiaca

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?