Transcrição Deficiências nutricionais na doença celíaca
Se as pessoas com doença celíaca (DC) não seguirem uma dieta rigorosa sem glúten, ficam expostas a inflamações e lesões no intestino delgado. A atrofia das vilosidades intestinais causada pela doença torna difícil ou impossível para o corpo absorver os nutrientes dos alimentos. Esta má absorção provoca grandes deficiências que, mais cedo ou mais tarde, conduzem a graves problemas de saúde.
Os produtos sem glúten estão cada vez mais disponíveis nas lojas. No entanto, muitos destes produtos não são saudáveis. Isto é particularmente verdade no caso dos alimentos em que o glúten é substituído, como os produtos de padaria e pastelaria. Não existe um ingrediente único que substitua a funcionalidade do glúten; a indústria tem de utilizar vários aditivos e ingredientes para obter as mesmas propriedades organolépticas que os seus análogos de glúten.
Para os tornar mais palatáveis, apesar dos aditivos, a qualidade nutricional é frequentemente sacrificada no resultado final. Podem ser ricos em gorduras saturadas e açúcares, bem como mais pobres em fibras e vitaminas do que os produtos semelhantes com glúten. Manter uma alimentação equilibrada é essencial para evitar, por exemplo, o aumento de peso e o aumento dos triglicéridos.
Para além de ler e interpretar os rótulos quanto à presença ou ausência de glúten, os celíacos devem também prestar atenção ao conteúdo nutricional. Veja a quantidade de sal e as calorias provenientes de gorduras e açúcares. Assim como a fibra, as vitaminas e os minerais que contêm. Os cereais integrais sem glúten, como o amaranto, a quinoa, o painço, o milho, o arroz e o trigo mourisco, são fontes naturais destes nutrientes.
Principais deficiências nutricionais na DC
Entre as deficiências nutricionais mais comuns estão:
- Fibra: A fibra é um nutriente importante para a saúde digestiva e cardíaca. Os sintomas mais comuns de deficiência de fibra incluem falta de energia, fome insatisfatória, obstipação e dificuldade em perder peso.
- Ómega 3: este ácido gordo é essencial para o bom funcionamento do cérebro. A sua absorção correta pode ser comprometida pela DC. Os sintomas de deficiência incluem cabelos e unhas quebradiços, insónia, cansaço e incapacidade de concentração. Pode também causar distúrbios comportamentais.
- Ferro: A deficiência de ferro é comum em pessoas com doença celíaca. O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e para a prevenção da anemia. Os sintomas de deficiência de ferro incluem fadiga, fraqueza e palidez.
- Cálcio: A deficiência de cálcio ou hipocalcemia pode ser um problema para as pessoas com doença celíaca, o que pode aumentar o risco de osteoporose, comprometimento dentário, cataratas e fracturas ósseas. Os sintomas incluem dor, cãibras musculares, dor ou dormência nos membros, fadiga, insónia, unhas quebradiças, alopecia, entre outros.
- Vitamina A: esta vitamina está relacionada com o crescimento, o sistema imunitário, a visão e o correto funcionamento dos órgãos. É um antioxidante como a vitamina E. A carência desta vitamina pode causar cegueira nocturna e deixar o organismo exposto a infecções.
- Vitamina D: A má absorção de vitamina D é comum em pessoas com doença celíaca devido à diminuição da absorção de gordura no intestino danificado. A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de osteoporose e enfraquecer os sistemas imunitário e nervoso. Os sintomas incluem dores ou fraqueza muscular e fadiga. A vitamina D é essencial para a absorção correta do cálcio.
- Vitamina B12: A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e neuropatia. Os sintomas da deficiência de vitamina B12 incluem fadiga, fraqueza e problemas neurológicos que vão desde a perda de sensibilidade e reflexos até à incapacidade de andar e confusão, entre outros. Os celíacos que são veganos devem estar muito atentos a esta deficiência, uma vez que não consomem alimentos de origem animal, uma fonte desta vitamina.
- Vitamina E: é um antioxidante presente em todas as células do corpo. Ajuda os sistemas nervoso e imunitário, e o bom funcionamento dos músculos, entre outras funções. Os sintomas de deficiência de vitamina E podem incluir fraqueza muscular, problemas de visão e dormência nos membros.
- Vitamina K: é muito importante para os ossos. A carência pode provocar nódoas negras, problemas de coagulação e osteoporose. Os sintomas mais comuns incluem sangue na urina ou nas fezes.
- Folacina ou vitamina B9: também conhecida como ácido fólico. A má absorção de folato pode aumentar o risco de problemas neurológicos, entre outros sintomas. É essencial para o desenvolvimento do cérebro. Foi demonstrado que a ingestão de ácido fólico é essencial antes e durante a gravidez para reduzir o risco de aborto espontâneo e para proporcionar um bom desenvolvimento fetal.
Outras deficiências nutricionais que afectam as pessoas com
deficiencias nutricionais