logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Alimentos transformados sem glúten

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Alimentos transformados sem glúten


Os alimentos transformados são alimentos que foram modificados de alguma forma para prolongar o seu prazo de validade, melhorar o seu sabor ou textura, ou para os tornar mais convenientes para o consumidor. Para este efeito, são adicionados aditivos durante a transformação, embalagem, armazenamento e, por vezes, transporte.

São substâncias aprovadas para consumo humano e estarão sempre presentes, de alguma forma, na grande maioria dos alimentos transformados. Os aditivos não têm qualquer valor nutricional. Dependendo da sua função, podem ser utilizados para aromatizar, colorir, conservar, adoçar, engrossar, etc. Podem provir de plantas, animais, minerais ou ser fabricados em laboratório.

São muito úteis para preservar a segurança dos alimentos, para os preservar de contaminações e também para tornar o produto mais atrativo para as pessoas.

Alguns destes aditivos são feitos a partir da proteína do glúten ou utilizam-na como veículo para outros aditivos. As pessoas com doença celíaca devem familiarizar-se com estes componentes para garantir que não consomem glúten involuntariamente. Esta é uma ocorrência comum.

Os aditivos que começam com a letra E e são seguidos de 3 dígitos não contêm glúten. Os que podem conter glúten são os amidos modificados. Estes começam com a letra E, mas são seguidos por 4 dígitos, de E-1404 a E-1450.

Alguns amidos modificados são isentos de glúten ou podem ser classificados como isentos de glúten através de um processamento em que são purificados para os tornar seguros para consumo por celíacos. Se for esse o caso, esse facto deve ser indicado no rótulo. Em caso de dúvida, o melhor é não os consumir.

Embora muitos alimentos processados contenham estes aditivos, existem muitas opções disponíveis para quem segue uma dieta sem glúten. Os alimentos processados sem glúten podem ser encontrados em lojas especializadas e na maioria dos supermercados.

De seguida, apresentamos alguns dos alimentos processados mais comuns que não contêm glúten ou que podem ser encontrados em versões sem glúten:

  • Cereais de pequeno-almoço: existem muitas opções de cereais sem glúten disponíveis no mercado. Estas incluem opções sem glúten à base de arroz, milho, quinoa e aveia.
  • Produtos de padaria: Há uma grande variedade de produtos de padaria sem glúten disponíveis, como pão, biscoitos, bolachas e bolos.
  • Carnes processadas: As carnes processadas sem glúten incluem fiambre, bacon, toucinho, bacon, carne de porco, carnes salgadas e pickles. É importante ler sempre os rótulos dos alimentos de carne processada para se certificar de que não contêm glúten.
  • Produtos lácteos: A maioria dos produtos lácteos não contém glúten. Leite fortificado, integral ou desnatado. Queijos frescos, de pasta mole, fermentados, curados ou semi-curados Iogurte natural.
  • Ovos: frescos, em pó, desidratados ou líquidos.
  • Sopas e caldos: As sopas e os caldos transformados podem conter glúten, mas também estão disponíveis opções sem glúten. Estão disponíveis em lata, desidratados e refrigerados.
  • Molhos e temperos: Os molhos e temperos podem conter glúten devido à adição de espessantes e ingredientes. No entanto, existem muitas opções de molhos e temperos sem glúten disponíveis no mercado, tais como tomates inteiros e triturados ou sopas desidratadas.
  • Refeições prontas: Existem muitas opções de refeições prontas sem glúten. Estas incluem refeições congeladas, opções de take-away e fast food.
  • Snacks: Os snacks processados podem conter glúten, mas também existem opções sem glúten. Estas incluem batatas fritas, pretzels, bolachas e pipocas.
  • Enlatados: legumes cozinhados ou pré-cozinhados, simples (as lentilhas não são recomendadas). Peixe e marisco em óleo, limão ou alho. Conservas de fruta em calda e em compota.
  • Legumes: desidratados, congelados, cozinhados ou pré-cozinhados.
  • Sobremesas: gelatina neutra, compotas e geleias, frutos secos, cristalizados ou glaceados. Verificar sempre os rótulos quanto à segurança.
  • Levedura: reforçadores e agentes levedantes, tais como bicarbonato de sódio, ácido tartárico, sal de soda cáustica, sal de fruta). Também comprimidos de levedura fresca.


alimentos transformados

Transcrição Alimentos transformados sem glúten



Publicações Recentes de nutricao celiaca

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?