Transcrição Alimentos complementares na dieta dos carnívoros
Nas lições anteriores, aprendemos que a carne é o principal alimento da dieta carnívora e que os vegetais ou os seus derivados são os menos recomendados. Neste guia, vamos explorar os alimentos que podem acompanhar ou complementar os produtos cárneos, bem como as propriedades que oferecem.
Ovos
Os ovos de aves, especialmente os de galinha, são dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, seguidos dos ovos de ganso, pato e codorniz. A sua versatilidade na cozinha e as diversas formas de preparação fazem deles um alimento essencial. Os valores nutricionais dos ovos tornam-nos adequados a uma dieta carnívora. De seguida, vamos analisar alguns dos seus benefícios:
Em geral, os ovos são ricos em vitaminas A, B6, B12, D e E, e são recomendados durante a gravidez devido ao seu alto teor de ácido fólico. Não aumenta os níveis de colesterol e é uma fonte de antioxidantes.
A casca do ovo, que pesa menos de 10 g e constitui 12% do alimento, varia de cor devido a muitos factores, embora o seu conteúdo nutricional se mantenha constante. A casca é comestível se for submetida a processos que a tornem segura para o sistema digestivo, uma vez que o seu consumo sem tratamento pode causar lesões gastrointestinais. É também uma importante fonte de cálcio, frequentemente utilizada para tratar carências de cálcio.
A gema de ovo fornece nutrientes essenciais como a vitamina A, a tiamina, as calorias e o ferro. Constitui 30% do ovo e pesa pouco mais de 15g. As claras de ovo dividem-se em dois tipos: leves e densas, sendo um líquido composto por água (88%) e proteínas (11%).
Peixe e marisco
O peixe refere-se ao peixe que comemos. Existem inúmeras variedades que são altamente nutritivas, fornecendo aminoácidos essenciais, vitaminas A e D e minerais como o iodo, o zinco, o fósforo e o selénio. Peixes como o salmão, o atum, a cavala e a sardinha são ricos em ácidos gordos ómega 3, essenciais para uma dieta equilibrada, ajudando a aliviar a artrite, a proteger o coração e a reduzir o risco de demência. Além disso, os peixes consumidos com o esqueleto, como a sardinha e a cavala, são fontes significativas de cálcio.
O marisco, que inclui crustáceos, moluscos e alguns equinodermes, é também rico em aminoácidos essenciais, com baixo teor de gordura e calorias, o que o torna uma escolha ideal para quem deseja perder peso. Fornecem minerais como o iodo, o ferro, o potássio, o sódio, o magnésio e o cálcio, bem como vitaminas A, B e E, ajudando a prevenir a anemia e a manter a função cerebral.
Manteiga
Este produto lácteo deve ser consumido com moderação; embora tenha benefícios nutricionais, o seu consumo excessivo pode ser prejudicial.
A manteiga é benéfica para o sistema endócrino e para a visão, pois é rica em vitamina A. Contém também várias vitaminas solúveis. Contém também várias vitaminas solúveis e fornece minerais como o manganês, o zinco, o cobre e o selénio, sendo este último um grande antioxidante.
No entanto, o consumo excessivo de manteiga, devido ao seu elevado teor de gordura saturada, pode contribuir para o
suplementos alimentares