Transcrição Mitos da dieta carnívora
A dieta carnívora é famosa por quebrar todos os estigmas alimentares tradicionais, como se alguém se tivesse lembrado de criar uma dieta que consiste em fazer tudo o que os nutricionistas desaconselham. Este facto levou a que uma comunidade de amantes da alimentação saudável se opusesse fortemente a este estilo de alimentação, que consideram ser uma total aberração.
No entanto, o mais chocante é que se para um nutricionista, a dieta carnívora não faz sentido como estilo de vida saudável, hoje em dia existem muitos testemunhos e resultados que mostram padrões muito saudáveis em pessoas que mantêm esta dieta há muitos anos.
A verdade é que tudo o que acreditamos ser verdade pelo simples facto de ser repetido em inúmeras ocasiões não tem de ser verdade, existem muitos mitos quando se trata de nutrição, e a dieta carnívora não está isenta destes.
Vamos aprofundar alguns dos mitos mais populares em torno da dieta carnívora, para que possamos desmenti-los e para que deixem de ser uma razão para deixar de fazer esta dieta.
A dieta carnívora não é pobre em vitaminas e minerais
Um dos mitos mais difundidos sobre a dieta carnívora é o de que, se comermos apenas carne, teremos carências de vitaminas e minerais no nosso organismo. A verdade é que nada poderia estar mais longe da verdade. Para começar, os hidratos de carbono são responsáveis pelo glúten, que provoca uma diminuição da capacidade do nosso organismo para absorver vitaminas e minerais. Assim, só por não comer hidratos de carbono, pode garantir que a necessidade de vitaminas e minerais do seu corpo vai diminuir, porque a absorção de vitaminas e minerais aumenta.
Como se isso não bastasse, esse mito perde toda a coerência quando pensamos nas propriedades que os órgãos animais possuem. Para citar apenas alguns exemplos, comer coração animal é extremamente rico em vitamina B, comer olhos fornece vitamina A e a medula óssea contém cálcio. Não há nada que impeça um carnívoro de equilibrar as suas refeições para obter as vitaminas e os minerais de que necessita para ser saudável.
Oposição dos ambientalistas
Os ambientalistas têm mitificado uma série de questões em torno da dieta carnívora, no entanto, se nos concentrarmos no facto de os carnívoros procurarem comer animais alimentados com erva e num ambiente natural, a agricultura moderna é consideravelmente mais prejudicial para o ambiente do que o consumo de animais.
Os animais que alimentam a dieta carnívora são criados em condições naturais, em ciclos de substituição. As formas de criação de animais são amigas do ambiente e dos animais. A agricultura industrial moderna, pelo contrário, polui, destrói o solo com pesticidas, perturba as culturas e, muitas vezes, prejudica os próprios animais.
O mito da fome
Comer carne sem a acompanhar com hidratos de carbono não satisfaz o apetite, pelo menos é o que muitas pessoas dizem sem sequer estudarem um pouco sobre o assunto. A verdade é que quando comemos carne como único macronutriente, não só sacia o nosso apetite, como precisamos de comer menos do que se fosse acompanhada por outros alimentos.
Está demonstrado que comer apenas carne trabalha a nosso favor a nível hormonal, a ansiedade e o apetite tendem a acalmar-se mais facilmente, aumenta a nossa força e favorece o ganho de massa muscular.
Como é que posso fazer uma dieta sem fibras?
As fibras, como todos sabemos, provêm das plantas, pelo que uma dieta carnívora não fornecerá fib
cetose mitos