LOGIN

REGISTO
Buscador

Adaptação cetónica

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Adaptação cetónica


Os alimentos são a base de muitos dos processos naturais que ocorrem no nosso corpo. Desde o desenvolvimento do seu corpo até às fontes de onde obtém a energia de que necessita para acordar todas as manhãs, tudo está intrinsecamente ligado aos alimentos que ingere todos os dias.

Dito isto, faz sentido que quaisquer alterações que faça à forma como come tenham efeitos no seu corpo. Estes efeitos podem muitas vezes ser benéficos a longo prazo, mas num curto período de tempo podem afetar significativamente o seu estilo de vida e o seu humor geral, levando a consequências desagradáveis durante um certo período de adaptação.

O que é a adaptação Kito?

Este conceito designa o período de adaptação a partir do momento em que se passa de uma dieta rica em hidratos de carbono para uma dieta pobre em hidratos de carbono. É talvez uma das mudanças alimentares mais radicais que existe, porque os hidratos de carbono servem como fonte natural de energia para o nosso corpo, e deixar de os comer significa uma mudança desta fonte de energia para outra. Este período pode ser complexo, e há certas reacções naturais do seu corpo que deve conhecer antes de mudar de dieta.

Reacções

A reação mais comum a uma mudança de uma dieta rica em hidratos de carbono para uma dieta sem hidratos de carbono é uma sensação de falta de energia e uma sensação de falta de energia. É frequentemente comparada a uma gripe, em que o corpo se sente fraco e cansado, tornando qualquer atividade física extremamente difícil.

Outros efeitos associados a esta situação são tonturas, dores de cabeça fortes, fadiga e cansaço muscular. Em geral, é como estar doente, razão pela qual algumas pessoas lhe chamam gripe Kito.

Porque é que isto acontece?

É devido ao estado de cetose que induzimos no nosso organismo quando decidimos deixar de lhe fornecer hidratos de carbono. Trata-se de um processo metabólico temporário, mas que tem geralmente efeitos muito marcados na energia do nosso organismo. Isto é compreensível, porque o nosso organismo deve deixar de utilizar a sua fonte natural de energia e substituí-la por outra fonte, como a gordura. Isto requer um período de adaptação em que se manifestam os efeitos acima descritos.

O que é que podemos fazer?

A primeira coisa a compreender é que se trata de um período de adaptação, é temporário, e estes efeitos, embora incómodos, passarão com o tempo. No entanto, há certas coisas que pode fazer para diminuir o desconforto do seu corpo.

O sódio, o magnésio e o potássio ajudam a aliviar o desconforto, sendo suficiente aumentar a quantidade de água que bebe para fornecer mais electrólitos ao seu corpo.

Os caldos à base de carne, como a carne de vaca, são muito úteis para ajudar a hidratar o corpo.

Se conseguir manter níveis elevados de hidratação no seu corpo, estes desconfortos serão significativamente reduzidos, há pessoas que se concentram apenas em beber muita água durante os primeiros dias e conseguem ultrapassar este período sem quaisquer contratempos.

Cetose adaptada

Como já foi referido, este período temporário de desconforto chama-se adaptação Kito, o que não é o mesmo que estar em cetose adaptativa. Durante o período de adaptação, o seu organismo descobre novas fontes de energia, aprende a lidar com elas e adapta-se aos seus efeitos.

Uma vez terminado este período, entrará num estado de cetose adaptada. A cetose adaptativa é o momento em que o seu organismo utiliza a gordura como fonte de energia, deixando de necessitar dos seus hidratos de carbono para realizar normalmente as suas funções vitais. É nesta altura que começará a notar os benefícios desta dieta e os incómodos que mencionámos terão desaparecido completamente.

Saber o que vai enfrentar e ter as ferramentas para o fazer aumenta as suas hipóteses de completar com sucesso este período de adaptação e mudar o seu estilo de alimentação de forma sustentável.


adaptacao keto

Publicações Recentes de nutricao carnivora

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?