Transcrição Compreensão de leitura rápida
O argumento mais frequente e melhor contra a leitura rápida é a falta de compreensão e de retenção produzida pelo facto de dar ao nosso cérebro a tarefa de processar um maior número de imagens num período de tempo muito curto.
Por isso, uma vez alcançado o objetivo de ler rapidamente, devemos concentrar todos os nossos esforços em acelerar a nossa mente para compreender e reter o que lemos, pois de nada serviria ler muito rapidamente se tivéssemos de reler várias vezes para assimilar o conteúdo.
Nesta apresentação, vamos conhecer alguns elementos que nos ajudarão a melhorar a compreensão e a retenção de leituras rápidas; para isso, começaremos por explicar aspectos essenciais sobre o funcionamento da memória como elementos-chave para compreender estes processos.
O que é a memória?
A memória é uma função cerebral que nos permite codificar, armazenar e recuperar informações do passado. É convencionalmente classificada de acordo com o seu âmbito temporal:
- Memória de curto prazo.
- Memória a longo prazo.
Principais caraterísticas da memória de curto prazo.
É o sistema em que o indivíduo armazena os estímulos externos durante um tempo limitado de aproximadamente 30 segundos, se não os rever.
A quantidade de estímulos que podem ser armazenados na memória de curto prazo é também limitada e situa-se entre 5 e 9 itens, para um valor médio de 7 itens.
Principais caraterísticas da memória a longo prazo.
Pode armazenar uma quantidade praticamente ilimitada de informações em períodos de tempo que podem variar de alguns segundos a muitos e muitos anos.
Armazena todos os nossos conhecimentos sob a forma de imagens, conceitos, competências, etc.
Como é que passamos as informações armazenadas na memória a curto prazo para a memória a longo prazo?
- Repetindo frequentemente as informações armazenadas na memória de curto prazo.
- Estabelecendo uma relação entre a informação armazenada na memória de curto prazo e a informação já armazenada na memória de longo prazo.
O que é a memória de trabalho?
A memória de trabalho refere-se aos processos que permitem o armazenamento, o processamento e a manipulação de informações que podem provir de estímulos externos ou de representações internas.
Principais limitações da memória de trabalho.
O número de itens que podem ser armazenados na memória de trabalho é
velocidade leitura compreensao