Transcrição Leitura a velocidade normal
A leitura rápida consiste em ser capaz de ler um grande número de palavras num período mínimo de tempo.
O número médio de palavras que uma pessoa lê por minuto situa-se entre as 200 e as 300 palavras.
Mas com a prática e seguindo algumas diretrizes, é possível ler até 1.500 palavras por minuto. A pessoa que detém o recorde de leitura consegue ler 25.000 palavras por minuto, mas isso só é possível se mudarmos a nossa forma de ler.
Mudança na forma de ler.
O principal erro na leitura de um texto é que pronunciamos as palavras na nossa mente para tentar compreendê-las, fazendo com que usemos os nossos olhos à mesma velocidade que demoramos a pronunciar as palavras na nossa mente.
Esta forma de ler chama-se sub-vocalização e só conseguimos perder muito tempo a ler.
Temos de atingir o objetivo de não usar a vocalização, por isso temos de conseguir não só não usar os lábios quando lemos, mas também temos de conseguir não ler o texto na nossa mente.
Métodos para mudar a forma como lemos
Podemos usar o dedo ou um objeto como uma caneta para percorrer o texto. Se o colocarmos por baixo das palavras, quando o movermos, obrigamos os nossos olhos a deslocarem-se pela página a uma velocidade superior à que teríamos.
Temos de aumentar a velocidade de leitura até ao ponto em que já não conseguimos compreender o que estamos a ler e, quando atingimos esse limite, temos de voltar atrás um pouco para ler novamente. Desta forma, podemos ler muito mais depressa do que lendo o mesmo texto utilizando a sub-vocalização.
Temos de evitar que os nossos olhos parem após cada palavra (o que seria a sacada um), se conseguirmos cobrir 2 palavras em cada sacada, duplicaremos a quantidade de palavras que podemos ler por minuto.
introducao rapida leitura normal