Transcrição Vitamina E. Propriedades
A vitamina E é considerada uma das 13 vitaminas essenciais para o corpo humano, o que se explica pelos inúmeros benefícios que tem para a nossa saúde. A vitamina E é tão importante que foi utilizada em numerosos ensaios clínicos para combater doenças como a doença de Alzheimer, onde demonstrou efeitos paliativos. Em estudos sobre doenças do fígado, revelou-se útil para melhorar os sintomas.
Ainda estão a ser realizadas experiências com este nutriente para medir os seus efeitos a longo prazo, mas já temos resultados e provas que demonstram os graves danos que uma deficiência deste nutriente pode ter no nosso organismo. Ao longo deste guia, iremos abordar mais pormenorizadamente os inúmeros benefícios deste nutriente para a nossa saúde. Iremos também analisar as fontes de vitamina E mais recomendadas e os efeitos nocivos de uma suplementação excessiva de vitamina E.
Benefícios gerais da vitamina E
Entre os muitos benefícios que a vitamina E pode trazer ao nosso corpo estão: grande melhoria e proteção dos nossos órgãos de visão, pelo que o consumo deste nutriente é altamente recomendado para a prevenção e mitigação de doenças oculares. A vitamina E também tem demonstrado ser útil para cuidar da saúde do nosso sangue e trabalhar para fortalecer a saúde do nosso cérebro.
Alguns dos seus efeitos têm sido relacionados com a saúde da nossa pele, embora seja válido destacar o seu elevado poder como antioxidante, tornando este nutriente um elemento essencial para combater possíveis danos recebidos pelos radicais livres, moléculas que ameaçam a estrutura das nossas células, o que pode influenciar o aparecimento de doenças como o cancro.
Como se pode obter a vitamina E?
A vitamina E pode ser facilmente adquirida através de um plano nutricional equilibrado com elevadas cargas nutricionais. A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como as amêndoas, amendoins, alguns cereais fortificados, lacticínios, azeite, margarina, algumas carnes, entre outros. É de salientar que a melhor fonte deste nutriente será sempre através da alimentação, mas se não conseguirmos manter uma dieta equilibrada de alimentos ricos neste nutriente, podemos recorrer à suplementação como uma alternativa bastante eficaz. No que diz respeito à suplementação de vitamina E, devemos salientar que os efeitos antioxidantes deste nutriente podem ser bastante reduzidos quando acedemos à vitamina E através da utilização deste recurso.
Efeitos da hipersuplementação
A vitamina E é um nutriente bastante seguro para a suplementação, no entanto, excessos de qualquer substância podem causar efeitos colaterais indesejados. Alguns dos efeitos do abuso de vitamina E são: problemas de pele, sensação de cansaço ou fraqueza, diarreia ou cólicas graves, náuseas, tonturas, mal-estar geral, entre outros.
Não se devem consumir doses elevadas de vitamina E através de suplementos, pois trata-se de um nutriente que se adquire facilmente através dos alimentos que ingerimos, podendo ser muito fácil a sua sobre-suplementação por consumo excessivo. Embora ainda não existam resultados científicos concretos, especula-se que possa existir uma ligação entre o consumo excessivo de vitamina E e o aparecimento de doenças como o cancro da próstata ou um maior risco de desenvolver doenças cardíacas.
Lembre-se que a chave da alimentação será sempre o equilíbrio; os excessos devem ser evitados para garantir a boa saúde do nosso organismo.
vitamina e