logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Vitamina D. Propriedades

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Vitamina D. Propriedades


A vitamina D é uma das treze vitaminas essenciais para o corpo humano. Este facto torna-a um dos nutrientes mais necessários para o desenvolvimento normal das funções biológicas do nosso corpo e para a manutenção de padrões saudáveis no nosso organismo. A vitamina D, provavelmente uma das mais poderosas e necessárias para o nosso corpo, interage numa vasta gama de processos físicos e químicos que ocorrem dentro do nosso corpo. Talvez uma das particularidades mais marcantes desta vitamina seja a dificuldade em adquiri-la através da alimentação, o que a torna uma substância um pouco mais complexa de obter do que outras vitaminas.

Ao longo deste guia, iremos aprofundar algumas das caraterísticas que fazem desta vitamina uma das mais essenciais para a nossa saúde. Também falaremos sobre as formas de a obter e os danos que podemos sofrer se abusarmos do seu consumo.

Benefícios gerais da vitamina D

A vitamina D tem múltiplos benefícios para a nossa saúde. Entre os mais importantes estão os relacionados com o cuidado, a preservação e o fortalecimento dos nossos ossos. Muitos de nós sabemos que o cálcio é um mineral altamente necessário para a saúde da nossa estrutura óssea, mas o que talvez não saibamos é que o cálcio não é facilmente absorvido pelo nosso organismo, a menos que tenhamos bons níveis de vitamina D no nosso corpo.

Isto explica porque é que, com a falta de vitamina D, os nossos ossos tendem a ficar descalcificados e, consequentemente, mais moles, levando ao desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Este é mais um exemplo da estreita relação entre muitas vitaminas e os minerais que consumimos.

Deixando de lado o grande impacto que a vitamina D tem na saúde dos nossos ossos, devemos também destacar as suas poderosas propriedades como anti-inflamatório, antioxidante e neuroprotector; tendo um grande impacto no fortalecimento do nosso sistema imunitário face a possíveis danos causados por agentes patológicos ou radicais livres.

Como obter vitamina D?

Como dissemos na introdução deste guia, a vitamina D é bastante escassa nos alimentos que consumimos normalmente. Este facto não nos deve desencorajar, uma vez que existem alternativas como o leite ou os cereais fortificados, que normalmente contêm bons níveis de vitamina D. Alguns peixes, como a sardinha ou o salmão, também podem ser uma óptima forma de adquirir este nutriente.

Embora as fontes alimentares de vitamina D à nossa disposição possam ser um pouco escassas, o corpo também pode gerar a sua própria vitamina D expondo-se à luz solar durante alguns minutos. Note-se que a luz solar pode levar ao desenvolvimento de doenças cancerígenas, pelo que esta exposição não pode prolongar-se por muito tempo.

Efeitos da sobre-suplementação

As quantidades recomendadas de vitamina D para um adulto situam-se entre 600 e 800 unidades internacionais (UI). Quantidades superiores a estas podem ter efeitos secundários desagradáveis para a saúde. Entre os efeitos mais comuns de uma suplementação excessiva contam-se a obstipação, a perda de apetite, o mal-estar geral, as perturbações do ritmo cardíaco, as náuseas e os vómitos, entre outros. Se sofrer de algum dos efeitos acima mencionados durante a toma deste tipo de suplemento, o melhor a fazer é consultar o seu médico para que ele possa avaliar as doses que consome diariamente e ajustá-las a valores adequados às suas necessidades pessoais.


vitamina d

Transcrição Vitamina D. Propriedades



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?