Transcrição Vitamina B5. Propriedades
A vitamina B5, também conhecida como ácido pantoténico, é um nutriente pertencente ao complexo de vitaminas B. Como vitamina do complexo B, partilha a caraterística de ser solúvel em água, ou dependente da água para se dissolver. As vitaminas hidrossolúveis não podem ser armazenadas nas gorduras, nos órgãos ou nos músculos, pelo que, uma vez ingeridas, o excesso é excretado na urina, ficando muito pouco retido no organismo.
A vitamina B5 tem muitas qualidades que a tornam uma substância essencial para o desenvolvimento normal das funções vitais do nosso organismo. É por isso que é necessário um fornecimento adequado e contínuo de vitamina B5 para garantir a manutenção de padrões saudáveis no organismo. Para compreender melhor porque é que precisamos deste importante nutriente, vamos aprofundar o desenvolvimento deste guia.
Iremos agora rever alguns dos benefícios mais importantes associados à ingestão de vitamina B5. Vamos também analisar as fontes recomendadas de vitamina B5 e os efeitos secundários que podem resultar de um consumo excessivo.
Benefícios gerais da vitamina B5
A vitamina B5 é um nutriente de largo espetro, o que significa que tem um impacto em inúmeras funções do organismo. Assim sendo, é uma das 13 vitaminas essenciais para uma saúde humana normal. Entre os benefícios mais importantes atribuídos ao consumo de ácido pantoténico contam-se os relacionados com a produção de ácidos gordos, em resultado da sua participação nas reacções metabólicas do nosso organismo e na decomposição dos alimentos que ingerimos.
Este composto está também associado aos períodos de crescimento e está envolvido na produção de hormonas essenciais ao organismo.
Como obter a vitamina B5?
Tal como referimos no caso das outras vitaminas, recomendamos sempre a alimentação como principal fonte de aquisição destes nutrientes. Uma ingestão adequada de alimentos equilibrados e ricos em vitamina B5 é suficiente para satisfazer as necessidades mínimas exigidas pelo nosso organismo. Tal como acontece com as outras vitaminas hidrossolúveis, devemos ter sempre em mente que devemos manter uma forte disciplina nos nossos planos alimentares para garantir que não sofremos as consequências de carências deste nutriente.
Os alimentos a que podemos aceder para suprir as nossas necessidades de vitamina B5 incluem o abacate, algumas aves, miudezas, leite, batatas, ovos, leguminosas, cereais enriquecidos com este nutriente, couve, brócolos, entre outros.
Efeitos da hiper-suplementação
A hipersuplementação é o fenómeno causado pelo consumo excessivo de determinados nutrientes. Como a vitamina B5 é hidrossolúvel, é facilmente excretada na urina em caso de excesso. O que precede não significa que se deva consumir quantidades elevadas de vitamina B5. Em alguns casos, foram registados efeitos adversos, como perturbações gástricas ou diarreia.
Tente sempre consumir as quantidades recomendadas para evitar complicações relacionadas com o consumo desta vitamina. Se notar algum destes sinais como resultado da ingestão de vitamina B5, procure imediatamente o conselho de um especialista de saúde para avaliar e ajustar a sua dosagem.
As quantidades recomendadas de vitamina B5 para satisfazer as necessidades diárias do organismo são de 5 mg por dia para homens e mulheres adultos. Nos casos em que a sua idade é inferior, recomenda-se que consulte um especialista que possa ajustar a dosagem de acordo com as suas necessidades específicas.
vitamina b5