Transcrição Vitamina B3. Propriedades
A vitamina B3, também conhecida como niacina, é um nutriente pertencente ao complexo vitamínico B. Este tipo de vitamina é hidrossolúvel, o que significa que se dissolve na presença de água, não podendo ser armazenada nas gorduras ou nos músculos, como acontece com as vitaminas lipossolúveis. Esta caraterística é de importância vital para compreender como funcionam as necessidades deste nutriente no nosso organismo.
Como se trata de uma vitamina hidrossolúvel, precisamos de a fornecer constantemente, uma vez que o excesso é normalmente desperdiçado na urina e apenas uma pequena parte é retida. A vitamina B3 é extremamente importante para a saúde humana, devido aos seus inúmeros efeitos benéficos para o organismo. Dito isto, é uma das 13 vitaminas essenciais a serem consumidas para o funcionamento normal do corpo humano.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar este assunto. Para o fazer, iremos rever alguns dos benefícios gerais mais importantes da vitamina B3 para a nossa saúde. Iremos também analisar as fontes mais recomendadas de vitamina B3, as doses adequadas a tomar e os efeitos adversos de uma suplementação excessiva.
Benefícios gerais da vitamina B3
Entre os numerosos benefícios para a saúde associados ao consumo regular de vitamina B3, encontram-se os relacionados com o cuidado e a preservação dos processos realizados no nosso sistema digestivo, favorecendo os mecanismos de conversão dos hidratos de carbono adquiridos através da nossa alimentação em energia útil para a realização das funções vitais do nosso organismo. A vitamina B3 também interage com o funcionamento do nosso sistema nervoso e com a saúde da nossa pele.
Como é que se obtém a vitamina B3?
A vitamina B3 pode ser facilmente obtida através da manutenção de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Adquirir a vitamina B3 a partir dos alimentos que ingerimos é, sem dúvida, a forma mais recomendada, mas requer um plano alimentar disciplinado, uma vez que as interrupções na ingestão de alimentos ricos em vitamina B3 podem facilmente conduzir a uma carência de vitamina B3, devido às caraterísticas de hidrossolubilidade acima mencionadas.
Os alimentos ricos em vitamina B3 incluem: Carnes magras, frutos secos como o amendoim, algumas aves, leguminosas, cereais enriquecidos com este nutriente, leite, peixe, ovos, entre outros.
Efeitos da sobre-suplementação
As quantidades recomendadas de vitamina B3 para satisfazer as necessidades diárias do organismo situam-se entre 16 mg por dia para os homens adultos e 14 mg por dia para as mulheres adultas. Nos casos em que a sua idade é inferior, recomenda-se a consulta de um especialista que poderá ajustar as doses e adaptá-las às suas necessidades específicas.
Relativamente aos efeitos nefastos atribuídos a uma suplementação excessiva de vitamina B3, convém salientar que, como este nutriente pertence ao complexo B e é, portanto, hidrossolúvel, é mais difícil que surjam efeitos indesejáveis devido a um consumo excessivo, pois os excessos são geralmente excretados na urina.
No entanto, isto não significa que os riscos sejam nulos, pois foram observados alguns efeitos adversos, tais como: desestabilização do ritmo cardíaco, forte vermelhidão da pele, comichão e mal-estar geral. Se notar que algum destes sinais surge na sequência da ingestão de vitamina B3, procure rapidamente o conselho de um especialista de saúde para avaliar e ajustar a sua dosagem.
vitamina b3