Transcrição Vitamina b1. propriedades
A vitamina B1 ou tiamina, como também é conhecida, é uma vitamina que faz parte do complexo B e tem caraterísticas que a tornam uma substância hidrossolúvel, pelo que a sua solubilidade depende da presença de água e não de gorduras. Este nutriente está intimamente relacionado com uma vasta gama de processos físicos e químicos que ocorrem dentro do nosso corpo, pelo que os seus benefícios têm um impacto num amplo espetro da nossa saúde. É por isso que a vitamina B1 foi incluída entre as 13 vitaminas essenciais para a saúde do corpo humano.
Ao longo deste guia, iremos analisar alguns dos benefícios gerais para a saúde associados à ingestão de vitamina B1. Também analisaremos as fontes mais recomendadas de vitamina B1 e os efeitos nocivos da suplementação excessiva de vitamina B1.
Benefícios gerais da vitamina B1
A vitamina B1 oferece uma ampla gama de benefícios para a nossa saúde, entre os mais importantes dos quais podemos destacar os relacionados com a obtenção da energia necessária para realizar as funções vitais do nosso organismo. Isto porque a vitamina B1 actua significativamente a favor da conversão dos hidratos de carbono que ingerimos durante as nossas refeições em energia útil para o nosso corpo. Esta energia é distribuída pelos diferentes processos efectuados pelo nosso corpo e é responsável por manter o sistema nervoso e as estruturas do nosso cérebro a funcionar normalmente.
A vitamina B1 está intimamente relacionada com as reacções metabólicas do nosso corpo e é recomendada para aqueles que praticam cargas pesadas de exercício durante os seus treinos diários. Isto porque este nutriente actua sobre as contracções musculares, pelo que favorece o desenvolvimento e a manutenção dos músculos durante o treino.
Como obter vitamina B1?
Como é sabido, a melhor fonte de vitaminas para o nosso organismo será sempre através da alimentação. Isto porque, ao mantermos bons hábitos alimentares e incorporarmos uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, não só garantimos o acesso à maioria dos nutrientes de que o nosso corpo necessita, como também cuidamos e preservamos padrões saudáveis no nosso organismo.
A vitamina B1 está amplamente presente em muitos dos alimentos que consumimos regularmente, sendo exemplos: carne de porco, carne de vaca, ovos, alguns frutos secos como as nozes, atum, produtos fortificados com vitamina B1, como os cereais, entre outros.
Efeitos da sobre-suplementação
As quantidades recomendadas de vitamina B1 para satisfazer as necessidades diárias do nosso organismo situam-se entre 1,2 mg para os homens adultos e 1,1 mg para as mulheres adultas. Nos casos em que a idade é inferior, é aconselhável consultar um especialista que possa ajustar as doses e adaptá-las às suas necessidades específicas. De um modo geral, é pouco frequente observarem-se efeitos secundários na sequência de um consumo excessivo de vitamina B1. Isto deve-se ao facto de a sua natureza hidrossolúvel significar que é facilmente excretada através de processos urinários.
No entanto, durante alguns ensaios clínicos, foram observados alguns efeitos secundários associados a dormência nas extremidades do corpo, perturbações da memória, tonturas ou desorientação, entre outros. Em qualquer caso, ajuste a sua dose às necessidades diárias do seu organismo e evite o consumo excessivo, a fim de manter níveis adequados para a sua saúde e reduzir os riscos associados à suplementação excessiva.
vitamina b1