Transcrição Treino de força
O exercício físico é altamente recomendado em qualquer idade. Oferecem muitos benefícios para o nosso organismo e ajudam-nos a fortalecer o nosso corpo para combater e prevenir o aparecimento de várias doenças que podem ameaçar a nossa qualidade de vida.
Embora os exercícios cardiovasculares ou aeróbicos sejam os mais populares, existem outros tipos de exercícios que são altamente recomendados para as nossas rotinas diárias na velhice.
Contrariamente ao que se pensa, os exercícios de força podem ser praticados em qualquer idade. O facto de se estar na terceira idade não é razão para não se poder carregar peso de forma adequada e com a supervisão de um treinador. As rotinas de força são adaptáveis a qualquer idade ou condição física. Com isto em mente, ao longo deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes que giram em torno do treino de força e do seu impacto positivo no nosso corpo na velhice.
O que são exercícios de força?
Os exercícios de força, ao contrário dos exercícios cardiovasculares, centram-se mais na intensidade do que na duração. Não requerem uma grande quantidade de tempo, apenas algumas sessões curtas que levam o corpo ao seu pico. Os exercícios de força são normalmente efectuados através de cargas de peso repetitivas.
Estas cargas de peso repetitivas trabalham o nosso sistema muscular, fazendo com que as fibras musculares se quebrem e sejam substituídas por outras mais duras. Desta forma, o volume dos nossos músculos é aumentado, enquanto a gordura, o açúcar e outras substâncias são consumidos para dar origem ao crescimento muscular.
Como começar o treino de força?
Os exercícios de força são muito mais complexos do que os exercícios cardiovasculares. O seu perigo face a uma má execução também aumenta proporcionalmente. Ao executar pesos pesados, podemos expor-nos a lesões nos músculos, articulações e ossos. Não é aconselhável fazer exercícios de força pela primeira vez sem aconselhamento especializado. Um preparador físico é a pessoa competente para atender às suas necessidades e elaborar um plano adequado ao seu objetivo e caraterísticas físicas.
Existem muitos tipos diferentes de exercícios de treino de força que se centram no trabalho de diferentes grupos musculares. Um bom plano de treino será organizado de acordo com a rotação do trabalho dos diferentes grupos musculares, de modo a que cada músculo tenha o seu tempo de descanso para se recompor corretamente. Dirija-se a um treinador e ele ou ela elaborará o plano mais adequado para si.
Benefícios do treino de força
São muitos os benefícios do treino de força para os idosos. Para citar apenas alguns, o primeiro é o fortalecimento do nosso sistema muscular. Ao fortalecermos os nossos músculos, notaremos um grande benefício na nossa estrutura óssea, que será afetada pela nova musculatura que serve de defesa contra o impacto dos golpes e contribui para a sustentação do organismo.
O crescimento dos nossos músculos também nos levará a consumir mais gordura durante o treino. A gordura é um dos compostos necessários ao crescimento muscular. O exercício físico melhora a nossa aparência física e, consequentemente, aumenta a nossa autoestima. A pele fica menos flácida, ganhamos mais força, que pode ser utilizada nas nossas tarefas quotidianas.
Ao trabalhar os músculos das pernas, as nossas funções motoras serão beneficiadas. Percorreremos distâncias mais longas com menos dores e a nossa resistência melhorará significativamente. A prática de exercícios de força é, sem dúvida, um dos mecanismos mais eficazes para nos mantermos saudáveis na velhice.
treino forca