Transcrição A influência do tabaco no sono
São muitos os efeitos nocivos para a saúde humana causados pelo consumo de tabaco, incluindo múltiplos problemas respiratórios, cardiovasculares e cerebrovasculares, e um aumento considerável da probabilidade de desenvolver cancro, entre outros. Fumar é um dos hábitos mais nocivos e viciantes que existem. Embora tudo o que foi dito acima seja bem conhecido, algumas pessoas ignoram o grande impacto que os cigarros podem ter na qualidade do nosso sono.
Várias universidades têm concentrado os seus esforços na investigação da forma como substâncias viciantes como o café, o álcool e o tabaco estão relacionadas com a forma como caímos e desenvolvemos o nosso sono. Ao contrário do que pensávamos, o tabaco pode afetar o nosso sono ainda mais do que o café, razão pela qual é importante manter hábitos e rotinas saudáveis que nos afastem desta droga potencialmente nociva.
Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos analisar algumas das consequências que o consumo de cigarros pode ter na qualidade do nosso sono, com o objetivo de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre este processo tão necessário ao normal funcionamento do organismo humano.
Ressonar
O ressonar é uma das doenças respiratórias mais comuns na população humana, afectando cerca de 20-30% dos homens e entre 7-9% das mulheres. O ressonar afecta a qualidade do nosso sono e está relacionado com a presença de sonolência diurna elevada. O ressonar, enquanto perturbação respiratória, está associado a uma série de factores de risco, como a obesidade, a idade, o consumo de determinados medicamentos ou substâncias químicas, as malformações das vias respiratórias e o consumo de tabaco. O tabaco pode provocar mais facilmente o ressonar no ser humano. O ressonar é um efeito produzido pela vibração de certas estruturas da orofaringe. Estas estruturas sofrem uma inflamação grave devido ao tabaco, razão pela qual devemos considerá-lo como um elemento de grande influência no aparecimento destes sons incómodos.
Por último, importa referir que alguns estudos associam o aparecimento do ressonar à diminuição dos níveis de nicotina no sangue. A nicotina é uma substância altamente viciante e a sua presença na corrente sanguínea tende a diminuir muito rapidamente, razão pela qual quando dormimos, quando não estamos a fumar, o ressonar pode aumentar em consequência da diminuição da nicotina.
Aumento das insónias
Quando se realizaram estudos sobre substâncias que causam dependência, como a cafeína, o tabaco e o álcool, verificou-se que o tabaco e o álcool tendem a ser mais indutores de insónias
tabaco