logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Verificação da qualidade dos suplementos vitamínicos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Verificação da qualidade dos suplementos vitamínicos


Os complementos vitamínicos, como qualquer outro tipo de suplemento nutricional, são apoiados por uma indústria de grande dimensão. Este facto fez com que, ao longo dos anos, a oferta destes produtos tenha continuado a aumentar consideravelmente. Um maior número de suplementos é um aspeto positivo em muitos aspectos: por um lado, os preços tendem a tornar-se mais baratos, uma vez que há mais concorrência, ao mesmo tempo que existe uma maior variedade de produtos por onde escolher.

Infelizmente, nem tudo são coisas boas: com o crescimento da indústria dos suplementos, assistimos também a um aumento do número de produtos que não cumprem as normas exigidas, que deturpam os seus rótulos nutricionais ou que oferecem soluções que não são apoiadas pela ciência. Este guia abordará alguns dos elementos básicos que envolvem esta questão, para que possa aprofundar os seus conhecimentos e ter as ferramentas necessárias para saber como medir a qualidade dos suplementos que consome.

Prestar atenção aos rótulos

Um dos problemas mais comuns dos suplementos vitamínicos existentes no mercado é a deturpação dos seus rótulos nutricionais. Muitos suplementos não cumprem o que prometem ou excedem as quantidades de determinadas vitaminas. Felizmente, as vitaminas em excesso não são prejudiciais para o organismo; são simplesmente excretadas na urina. O maior problema surge quando um suplemento promete ter certas vitaminas e fica aquém da quantidade que o seu rótulo determina.

Por isso, várias organizações internacionais procuraram criar uma série de selos de qualidade que visam estabelecer um padrão mínimo básico de qualidade para os produtos existentes no mercado.

Entre os selos de aprovação mais populares estão o Programa de Verificação de Suplementos Dietéticos da USP e o NSF International. Estes dois selos garantem que os produtos foram testados e cumprem o que prometem. Dito isto, se conseguir comprar suplementos com estes selos de aprovação, eles serão muito mais seguros do que aqueles que provêm de fontes mais desconhecidas.

Suplementos de produtos alternativos

Outro fenómeno muito comum que põe em causa a segurança do consumidor é a elevada presença de suplementos com soluções alternativas ou naturais que não têm suporte científico. É preciso entender que para um produto ser considerado uma solução com base científica, ele deve ser submetido a vários testes, ensaios e testes ao longo do tempo para medir o seu impacto no corpo humano.

Para que u


suplementos vitaminicos qualidade

Transcrição Verificação da qualidade dos suplementos vitamínicos



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?