Transcrição Melhores alturas para tomar suplementos minerais
Os suplementos minerais, como alternativa eficaz para satisfazer as necessidades nutricionais do organismo, tornaram-se um produto altamente comercializado e amplamente consumido em todo o mundo. Este facto deu origem a uma série de questões sobre como os tomar da forma mais eficiente possível. Por isso, é importante conhecer as melhores alturas para o consumir, tendo em conta as caraterísticas e particularidades deste tipo de nutriente.
É importante compreender que o universo dos nutrientes é muito variado, pelo que existem determinados minerais que diferem do comportamento geral dos restantes, no que respeita ao seu consumo.
Para compreender melhor alguns dos principais elementos relacionados com este tema, vamos realizar o seguinte guia, centrado em oferecer uma série de recomendações sobre os horários mais propícios para o consumo de suplementos minerais.
Consumo geral de suplementos minerais
Recomenda-se geralmente que os suplementos minerais sejam tomados em conjunto com as refeições regulares. No caso de doses superiores a duas vezes por dia, podem ser incluídos lanches para ajudar a reforçar os efeitos dos minerais que estamos a fornecer ao organismo. A razão para acompanhar os suplementos minerais com a ingestão de alimentos deve-se ao facto de o seu efeito de absorção no organismo aumentar consideravelmente quando os alimentos são incluídos no processo.
Devemos compreender que quanto maior for o efeito de absorção, menos minerais serão desperdiçados durante a suplementação, uma vez que nem sempre conseguimos incorporar 100% dos minerais que consumimos no nosso organismo. A forma natural do nosso organismo adquirir nutrientes é através da alimentação, pelo que a simulação deste processo pode ajudar-nos a tornar a suplementação externa mais eficaz.
Da mesma forma, devemos prestar atenção às caraterísticas do mineral em particular, se quisermos deduzir eficazmente que tipos de alimentos e em que quantidades são os mais adequados para promover o processo de absorção. Lembre-se de que alguns minerais podem ser rapidamente absorvidos se não forem fornecidos corretamente, ao ponto de causar desconforto geral, náuseas ou vómitos.
Refeições diurnas vs. refeições nocturnas
Uma vez que sabemos que a melhor altura para a toma de suplementos minerais é a altura da ingestão de alimentos, pode surgir a questão de saber se é melhor tomar suplementos durante as refeições diurnas ou nocturnas. Na maioria dos casos, os suplementos minerais são consumidos apenas uma vez por dia, pelo que conhecer estes aspectos pode ajudar-nos a otimizar os resultados que pretendemos obter com o seu consumo.
Os suplementos como o zinco ou o magnésio costumam ser recomendados principalmente à noite. Se forem tomados duas vezes por dia, recomenda-se que sejam tomados logo de manhã e antes de deitar. A explicação para o momento da toma dos suplementos minerais baseia-se no objetivo da toma e na amplificação dos seus efeitos em função da atividade biológica que estamos a desenvolver.
O sono é um excelente momento para assimilar muitos dos minerais de que podemos necessitar através de suplementos, razão pela qual alguns, como os mencionados acima, são geralmente recomendados perto da hora de deitar. De igual modo, devemos compreender que cada mineral tem as suas próprias caraterísticas, pelo que não se esqueça de consultar o seu médico para saber quais as melhores alturas para iniciar a suplementação.
melhores momentos