logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Iodo

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Iodo


O iodo é considerado um dos minerais essenciais para o normal funcionamento do nosso organismo. No entanto, o seu consumo deve ser moderado, uma vez que se trata de um oligoelemento, pelo que as quantidades deste nutriente necessárias ao nosso organismo numa base diária são significativamente baixas. O iodo tem funções importantes a nível celular e a sua carência pode causar graves danos à nossa saúde. Tudo isto deve motivar-nos a compreender como este mineral participa nos vários processos que ocorrem no nosso corpo e a importância de manter uma ingestão alimentar adequada, equilibrada e nutricionalmente rica.

Durante a elaboração deste guia, iremos aprofundar algumas das caraterísticas e funções mais importantes que o iodo desempenha no nosso organismo. Iremos também rever as quantidades recomendadas deste nutriente para o nosso organismo, as fontes de onde pode ser adquirido e os riscos para a saúde decorrentes do seu consumo excessivo.

Benefícios gerais do iodo

O iodo é um nutriente muito importante para a saúde do ser humano, entre suas funções está a de contribuir para os processos de aquisição de energia, por meio da transformação dos alimentos que ingerimos. Este mineral é utilizado para a produção das hormonas da tiroide, que são responsáveis por contribuir para o normal funcionamento das tiróides no nosso organismo.

Quando os níveis de iodo no organismo são insuficientes, as glândulas tiróides aumentam de tamanho e ocorre o hipertiroidismo. O consumo de quantidades adequadas de iodo também é benéfico para lidar com uma condição conhecida como cretinismo, que causa danos físicos e mentais.

Como obter iodo

A fonte mais recomendada de iodo é a alimentação. Uma ingestão adequada, equilibrada e rica em nutrientes permitir-nos-á satisfazer as necessidades do nosso organismo para funcionar corretamente. Entre os principais alimentos a que podemos recorrer para satisfazer as nossas necessidades de iodo estão: marisco, algas marinhas, lacticínios, bacalhau, entre outros. Da mesma forma, podemos aceder a grandes fontes de iodo através do consumo de sal iodado, um sal de cozinha que foi fortificado com iodo.

Ingestão adequada de iodo

Os efeitos adversos da ingestão excessiva de iodo são pouco frequentes, mas existem algumas consequências que lhe são atribuídas, como o desenvolvimento de distúrbios da glândula tiroide, diminuindo a função das glândulas tiróides. Outros distúrbios, como o hipotiroidismo, também tendem a estar intimamente relacionados com o abuso de iodo.

Embora o iodo seja um mineral muito


iodo

Transcrição Iodo



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?