Transcrição Como interpretar o rótulo dos suplementos?
Aprender a interpretar os rótulos dos suplementos vitamínicos vai dar-nos uma série de informações que antes eram incompreensíveis para nós. Graças aos rótulos, podemos não só conhecer aspectos essenciais como as contra-indicações ou os prazos de validade, mas também planear adequadamente a nossa suplementação, tendo em conta as exigências particulares do nosso organismo. Existe uma série de nomenclaturas que são comuns a cada suplemento, estas nomenclaturas mostram-nos dados como as quantidades diárias que devemos consumir, os dados do fabricante, a quantidade de nutrientes por dose, entre outros.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar alguns dos elementos mais importantes que deve saber ao ler um rótulo de um suplemento vitamínico. Desta forma, será muito mais fácil compreender a informação fornecida e utilizá-la para o ajudar a planear a sua suplementação diária.
Valor diário (VD)
Dv ou Valor Diário é uma das nomenclaturas mais utilizadas nos rótulos dos suplementos vitamínicos. Ela é utilizada para destacar dois aspectos fundamentais. O primeiro é a quantidade desse nutriente específico que o seu corpo necessita para satisfazer as suas necessidades diárias. A segunda informação fornecida pelo DV é a percentagem das necessidades do nutriente coberta por cada uma das doses do suplemento. Quando falamos de porção, referimo-nos à unidade que vamos consumir; pode ser um comprimido, uma colher de chá, uma cápsula ou qualquer outro formato. Para compreender melhor o que mencionámos acima, vamos ilustrar com o seguinte exemplo:
Se o suplemento indicar um DV de vitamina A de 30 %, isso significa que cada unidade do produto apresenta 30 % da quantidade de vitamina A necessária ao nosso organismo diariamente.
Unidades de medida em mg ou UI
As unidades de medida mais comuns para os suplementos vitamínicos são os mg e a unidade conhecida como UI ou Unidades Internacionais. Na maioria dos casos, é provável que encontre a unidade miligrama (mg) para indicar a quantidade de cada nutriente numa dose. No entanto, existem algumas vitaminas que são frequentemente representadas por UI como unidade de medida. A UI não é uma unidade de peso, tal como o miligrama, o grama ou o quilograma. A UI é uma unidade de quantidade, que procura expressar a quantidade desse nutriente que foi concentrada em cada dose.
Quanto mais elevada for a UI, maior é a potência e a concentração do nutriente em causa. O problema é que esta unidade de medida é muito complexa de analisar e causa muita incerteza entre os consumidores. Não é assim tão fácil converter UI em mg, pelo que é difícil sab
interpretar rotulo suplementos