Transcrição De quanto sono precisamos para ter uma boa qualidade de vida?
O número de horas que devemos dormir para garantir o bom funcionamento do nosso organismo e a manutenção de padrões saudáveis varia muito consoante a idade da pessoa. Regra geral, a necessidade de dormir um maior número de horas diminui à medida que envelhecemos, ao mesmo tempo que começam a surgir determinados factores que ameaçam a qualidade e o prolongamento do nosso sono. Estes factores incluem o consumo de substâncias que aumentam a energia, maus hábitos alimentares, turnos noturnos, uso prolongado de aparelhos electrónicos durante a noite, stress, entre outros.
Garantir que cumprimos o número mínimo de horas de descanso noturno é fundamental para o cuidado da nossa saúde, pelo que é importante saber quais os intervalos de tempo clinicamente recomendados para cada grupo etário. Durante o desenvolvimento deste guia iremos aprofundar os pontos acima mencionados, para que possa aprofundar o seu conhecimento sobre as caraterísticas e peculiaridades do processo do sono.
É importante esclarecer que os tempos recomendados a seguir respondem a critérios médicos gerais; cada organismo tem as suas próprias necessidades e caraterísticas diferenciadoras, pelo que, em caso de dúvida, o melhor a fazer é consultar um especialista de saúde.
Crianças com menos de um ano de idade
Para os recém-nascidos, recomenda-se um tempo de repouso médio de 12 horas quando têm menos de um ano de idade. Quanto mais nova for a criança, maior pode ser este tempo, evitando sempre que não ultrapasse as 17 horas de sono, pois a atividade durante o resto do dia também é importante.
Crianças entre 1 e 2 anos de idade
O tempo mínimo de sono recomendado para crianças com idades entre 1 e 2 anos é de 9 horas de sono por dia. Se a criança dormir 10-11 horas não será prejudicial para a sua saúde, recomenda-se que evite períodos de sono superiores a 15 horas, de modo a cuidar da sua atividade durante o dia e a garantir que mantém o sono durante a noite.
Crianças entre os 3 e os 13 anos de idade
As crianças entre os 3 e os 13 anos devem ter uma média de 9 horas de sono por dia. As crianças com mais de 6 anos podem dormir 8 horas, se necessário, mas devem ser evitadas menos de 7 horas de sono, o que pode levar a complicações de saúde. É preciso lembrar que, durante a infância, a hormona do crescimento desempenha um papel importante e que esta hormona está intimamente relacionada com os tempos de repouso.
Durante este período de idade, também se deve ter o cuidado de não ultrapassar as 12 horas de descanso, uma vez que o organismo humano necessita de mais atividade física durante o crescimento e a sua necessidade de sono diminui.
Crianças entre os 14 e os 18 anos de idade
Durante este período de idade, o corpo está pronto para descansar cerca de 8 horas por dia e para se reparar completamente. Se houver tempo suficiente e se a criança o desejar, pode estruturar o seu tempo de repouso em cerca de 9 horas, no máximo 10 horas.
Adultos (a partir dos 18 anos)
Os adultos podem dormir um mínimo de 7 horas por dia sem qualquer problema de saúde. Quanto mais jovens forem, mais perto das 8 horas é provável que necessitem, razão pela qual muitos médicos preferem recomendar 8 horas de descanso para os adultos.
As pessoas mais velhas sofrem geralmente de graves perturbações do sono, que muitas vezes dificultam a obtenção das 7 horas mínimas necessárias. Se for este o seu caso, recomendamos que consulte um especialista para avaliar se o tempo de repouso é adequado para a sua saúde ou se precisa de tomar alguma medicação ou reestruturar as suas rotinas diárias para conseguir descansar o suficiente.
horas sono