Transcrição Cromo
O crómio é um dos minerais incluídos no grupo de nutrientes essenciais para a saúde humana. Isto deve-se à vasta gama de benefícios que traz ao nosso organismo e ao grande número de processos físicos e químicos em que está envolvido. Sendo um oligoelemento, o nosso organismo não necessita de grandes quantidades de crómio. No entanto, este mineral não pode ser criado pelo nosso próprio corpo, pelo que dependerá da manutenção de hábitos alimentares baseados numa ingestão adequada de alimentos equilibrados e nutricionalmente ricos. Esta é mais uma prova do valor da manutenção de uma nutrição correta na preservação de padrões de saúde positivos.
Neste guia, iremos explorar em profundidade as propriedades e funções deste mineral essencial. Para além disso, abordaremos as quantidades recomendadas de ingestão, as fontes alimentares disponíveis e os potenciais riscos para a saúde associados à ingestão excessiva.
Benefícios gerais do crómio
Como já foi referido, o crómio é um mineral com um impacto muito amplo no cuidado e na preservação da nossa saúde. Uma das contribuições mais significativas deste mineral, no âmbito dos processos e funções que ocorrem no nosso organismo, é contribuir para os processos de digestão e produção de energia através da decomposição dos hidratos de carbono e gorduras que chegam ao nosso organismo durante a ingestão de alimentos.
O crómio também está envolvido na síntese do colesterol e dos ácidos gordos, além de ajudar a decompor a glicose no sangue e a fazer com que a insulina funcione de forma mais eficiente.
Como se obtém o crómio?
A fonte mais recomendada deste importante nutriente é a alimentação. Felizmente, existem muitos alimentos disponíveis para satisfazer as necessidades diárias do nosso organismo. Se acrescentarmos a isto o facto de o crómio ser um micromineral e de ser necessário em pequenas quantidades, é relativamente fácil manter níveis adequados no organismo.
Os alimentos com um bom nível de crómio na sua composição incluem a levedura de cerveja, ovos, frango, carne de vaca, brócolos, trigo, ostras, fígado, entre outros.
De referir que é possível obter crómio através de suplementação externa, sendo este um dos tratamentos indicados para pessoas com diabetes ou resistência à insulina.
Ingestão adequada de crómio
Manter as necessidades mínimas de crómio do organismo é essencial para a nossa saúde. A carência de crómio pode causar vários problemas
cromo