logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Princípios para o desenvolvimento de boas relações com terceiros

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Princípios para o desenvolvimento de boas relações com terceiros


O nosso bem-estar geral é composto por uma série de aspectos que requerem a nossa ação para atingir um estado de plena satisfação. Entre estes aspectos, o aspeto das relações sociais é um dos mais significativos devido à sua estreita inter-relação com os restantes.

A forma como nos relacionamos com os outros e as pessoas que, de uma forma ou de outra, acrescentamos ao nosso círculo de amigos constituem pilares de sustentação no nosso processo de desenvolvimento pessoal e espiritual. A relação com os outros é uma competência que devemos desenvolver através da promoção de uma série de princípios baseados na empatia, no respeito e na honestidade.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar estes princípios como ferramentas a desenvolver para melhorar a nossa relação com os outros.

Empatia

A empatia é uma das competências sociais mais importantes que um ser humano pode desenvolver. Como princípio, a empatia motiva-nos a colocarmo-nos no lugar do outro para percebermos os diferentes acontecimentos do ponto de vista e dos sentimentos da outra pessoa. Ser empático permite-nos abordar os sentimentos da outra pessoa, para compreender como as nossas palavras e acções a podem afetar.

Normalmente, visualizamos o mundo a partir do nosso próprio ponto de vista, acreditamos que todas as pessoas são como nós, sem perceber que há pessoas mais sensíveis, menos solidárias, com valores mais enraizados ou que simplesmente têm um carácter formado por outras experiências. Esta competência é amplamente utilizada na arte da negociação; compreender como a outra pessoa se sente dá-lhe um vasto leque de informações que pode utilizar em seu benefício para construir laços sociais sólidos.

Respeito

O respeito é uma das diretrizes para fomentar boas relações sociais com os outros. Ser respeitoso é compreender que podemos ser a favor ou contra algo, mas não temos de ser intolerantes ou permitir que aquilo que nos incomoda seja um impedimento nas nossas relações com os outros. Para construir uma relação social, não é preciso gostar de tudo na outra pessoa ou que ela seja idêntica a nós. Basta que os valores básicos que definem um bom ser humano estejam presentes na pessoa de quem se quer aproximar, para começar a construir uma relação com ela.

Quando aprendemos a ser respeitosos, também ganhamos que as outras pessoas sejam respeitosas connosco e com a nossa forma de pensar. Não há problema em discordar de uma ideia, desde que não se tente impor a nossa ou obrigar a outra pessoa a conformar-se com os nossos gostos para nos agradar.

Hon


boas relacoes

Transcrição Princípios para o desenvolvimento de boas relações com terceiros



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?