Transcrição A influência das bebidas açucaradas no sono
Foram efectuados vários estudos em diferentes ramos da ciência para analisar o impacto do abuso de bebidas açucaradas na qualidade do nosso sono. Estes estudos demonstraram uma relação muito estreita entre as pessoas que não conseguem dormir longas e profundas horas e o consumo de bebidas ricas em açúcar e cafeína. Gera-se uma espécie de ciclo vicioso entre estas bebidas e o sono, uma vez que, em grande medida, o elevado consumo destes produtos está ligado à necessidade de obter energia rapidamente para combater o sono.
Assim sendo, existe uma série de acções circulares, em que consumimos bebidas ricas em açúcar e cafeína para nos mantermos acordados, mas depois não conseguimos dormir à noite devido aos elevados níveis destas substâncias no nosso organismo. Ao longo deste guia, vamos analisar alguns dos pontos mais importantes em torno desta questão, para que possa aprofundar o seu conhecimento sobre o impacto que estas bebidas têm na qualidade do seu sono.
Presença de um sono profundo mais curto
Entre os estudos efectuados sobre os efeitos do impacto das bebidas açucaradas no sono, verificou-se que estas provocam um sono profundo significativamente mais curto. Um sono profundo mais curto pode levar a complicações de saúde graves. Devemos ter em conta que é precisamente durante o sono profundo que o organismo humano é capaz de se reparar de forma mais eficiente.
Quando limitamos o nosso sono profundo, estamos a influenciar significativamente a sua qualidade, pelo que, mesmo que durmamos o número de horas recomendado para a nossa idade, é provável que não consigamos recuperar a energia gasta durante o dia.
Presença de apneia, insónia e despertar precoce
Outros efeitos relacionados com o consumo de bebidas açucaradas na qualidade do nosso sono são a presença de apneia, insónia e despertar precoce. Nos doentes com níveis de glicemia elevados, foram observadas perturbações graves do sono. Estas perturbações caracterizam-se pelo aparecimento de curtos períodos de paragem da respiração, o que faz com que os doentes reajam interrompendo bruscamente o sono devido à sensação de asfixia.
Inibição da hormona orexina
Uma das melhores explicações para o impacto do consumo de açúcar na qualidade do nosso sono reside no seu efeito inibidor da secreção da hormona orexina. Esta hormona desempenha um papel fundamental na
bebidas acucaradas