Transcrição Alimentação. Atenção plena
A alimentação é um processo muito necessário para a saúde do nosso corpo. Ao ingerirmos alimentos, adquirimos os nutrientes que serão utilizados durante os processos físicos e químicos que ocorrem no nosso corpo. Uma ingestão alimentar deficiente afecta diretamente o desenvolvimento das funções biológicas que o nosso corpo deve desempenhar para funcionar normalmente. Embora tudo isto faça com que a alimentação seja um dos momentos mais importantes do nosso dia, nem sempre lhe damos a devida atenção.
A maioria das pessoas come praticamente sem pensar no que está a comer, fazem-no automaticamente e sem prestar muita atenção. Em geral, não apreciamos nem prestamos atenção aos sabores, texturas e cheiros dos alimentos que colocamos na boca, perdendo uma grande oportunidade de tirar mais partido de cada um dos produtos que ingerimos. Ao não prestarmos atenção às nossas refeições, também não prestamos atenção aos sinais que o nosso corpo nos envia.
Comer não é apenas ingerir alimentos de forma aleatória, comer é um processo que requer atenção consciente e dedicação da nossa parte. É daqui que vem o conceito de alimentação consciente. Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos aprofundar este conceito, para que aprendamos a dar mais importância ao nosso momento de comer, moldando os nossos hábitos em prol de uma melhor qualidade de vida.
O que é o mindfulness eating?
Mindfulness eating, ou alimentação consciente como também é conhecido, é um conceito que surgiu com o objetivo de chamar a atenção para a forma como comemos e para a dedicação que colocamos no processo de alimentação. Muitas pessoas comem de forma automática, sem pensar no que estão a fazer, como se fosse uma tarefa secundária. Esta prática alimentar tem sido criticada por numerosos especialistas, que alertam para as consequências de não prestar a devida atenção durante a refeição.
Comer com atenção é prestar atenção aos sinais enviados pelo nosso corpo para detetar a forma como os alimentos interagem com ele e estar plenamente consciente do nosso apetite, emoções e estado corporal.
Benefícios da alimentação consciente
Quando prestamos atenção às nossas refeições e estamos conscientes da nossa ingestão de alimentos, podemos obter grandes benefícios para a nossa nutrição. Em primeiro lugar, a alimentação consciente ajuda-o a perceber melhor os sabores, os cheiros e as texturas dos alimentos, o que favorece o apetite e ajuda-o a gerir melhor o processo de digestão. Quando comemos de forma automática, temos o hábito de terminar a comida no nosso prato só porque já está se
atencao alimentacao