Transcrição Arestas de bem-estar
O bem-estar, analisado de um ponto de vista geral, refere-se a uma série de elementos que compõem o estado a que chamamos "sentir-se bem ou mal". Estes elementos, ou extremidades, convergem e inter-relacionam-se para marcar uma série de necessidades que procuramos satisfazer com as nossas acções diárias. A insatisfação de uma destas arestas influencia inevitavelmente as outras. Sabendo quais são os interesses e as necessidades mais importantes que temos dentro da nossa individualidade como seres humanos, é mais fácil canalizar os nossos esforços para a procura de um bem-estar adequado.
Ao longo deste guia, iremos analisar algumas das questões mais importantes na formação do nosso bem-estar. Estas incluem o aspeto espiritual, o físico e o social.
Aspeto espiritual
O aspeto espiritual do bem-estar é aquele que evidencia uma série de necessidades a satisfazer, que escapam ao plano físico ou tangível. Através da procura do nosso bem-estar espiritual, tentamos encontrar o nosso lugar na vida, o que nos motiva a lutar pelo progresso. Encontrar os motivos que estão por detrás de cada uma das nossas acções é uma das formas mais eficazes de satisfazer as nossas necessidades espirituais.
Os seres humanos não são motivados apenas pelo plano físico, as coisas materiais têm muitas vezes pouco significado nas nossas vidas se não houver elementos espirituais mais profundos por detrás delas. Encontrar objectivos dentro deste plano de bem-estar é uma força motriz muito importante para reunir forças para empreender novos projectos ou terminar os antigos. A vertente espiritual deve ser vista como o motivo de cada ação a realizar. Quanto mais significativo for este motivo, mais esforço colocaremos nas nossas acções.
O limite físico
O limite que se desenvolve no plano físico é um dos mais influentes quando se trata de auto-perceber o nosso estado de bem-estar. Isto deve-se ao facto de o plano físico ser o mais fácil de apreciar. Enquanto o nosso lado espiritual não pode ser percepcionado pelos nossos sentidos, o físico é mais superficial e está sempre visível para todos.
Doenças, problemas alimentares, aflições de stress, incapacidade de dormir, vícios ou simples dores são elementos do plano físico que vão influenciar muito a forma como nos sentimos e como vivemos cada um dos acontecimentos transcendentes da nossa vida. O plano físico nem sempre está satisfeito da forma que desejamos. Há questões que estão para além dos nossos desejos e acções. O que podemos fazer é aprender a gerir as nossas fraquezas para obter os melhores resultados possíveis.
Margem social
arestas bem estar