Transcrição Anti-envelhecimento: nutrição
A qualidade e o equilíbrio dos alimentos que ingerimos têm uma influência significativa no desenvolvimento do nosso processo de envelhecimento. O corpo humano necessita de alimentos para obter a energia que irá utilizar para realizar todas as suas funções vitais. Os alimentos processados, com elevados componentes químicos e artificiais, são recebidos pelo nosso organismo como substâncias tóxicas.
Estas substâncias tóxicas resultam no aparecimento de problemas de saúde que deterioram o nosso corpo e degradam a nossa qualidade de vida. Uma dieta equilibrada, por outro lado, fornece todos os macronutrientes e micronutrientes que compensam as carências de vitaminas, minerais e antioxidantes que começaremos a sentir à medida que envelhecemos.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar a importância de cuidar da nossa alimentação e o impacto que esta tem na luta contra o envelhecimento. Para tal, faremos uma série de recomendações sobre os principais alimentos que devem ser incluídos nos vossos planos alimentares.
Alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes são responsáveis por reverter os danos causados a nível celular e reparar vários elementos do nosso organismo que são de importância vital durante o desenvolvimento da velhice. Felizmente, existem muitos alimentos ricos em antioxidantes, incluindo frutas e legumes como bagas, maçãs, tomates, espinafres e brócolos. Também pode obter antioxidantes de alimentos como o chá verde, o chocolate preto e as nozes.
Alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3
Os ácidos gordos ómega 3 são um tipo de gordura saudável que ajuda a manter a pele e o cabelo saudáveis. Os alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 incluem salmão, atum, nozes e sementes. As propriedades do ómega 3 são muito necessárias na luta contra o envelhecimento, a contribuição deste micronutriente permite-nos ter um aspeto mais saudável, fortalece o nosso sistema imunitário e previne-nos de várias doenças.
Alimentos ricos em vitaminas C e E
A vitamina C é também muito necessária na elaboração dos nossos planos nutricionais. Tem propriedades antioxidantes valiosas e ajuda na reparação celular. Os alimentos ricos em vitamina C incluem citrinos como laranjas, limões e toranjas, bem como vegetais como brócolos, couve-flor e pimentos.
A vitamina E é também um importante antioxidante envolvido no retardamento do envelhecimento celular. Os alimentos ricos em vitamina E incluem óleos vegetais, frutos secos, sementes e vegetais de folha verde.
Alimentos ricos em minerais, como o selénio e o zinco
Os minerais que obtemos da nossa alimentação são de importância vital para o desenvolvimento normal das nossas funções vitais. Dois destes minerais que desempenham um papel valioso no combate aos problemas associados ao envelhecimento são o selénio e o zinco.
O selénio é um mineral que constitui um excelente complemento aos antioxidantes acima referidos, uma vez que também interage com os processos de reparação celular e retarda o envelhecimento. Os alimentos ricos em selénio incluem carne de vaca, aves, marisco, ovos, nozes e cereais integrais.
O zinco, por outro lado, é um mineral que ajuda a manter a pele saudável. Isto torna-o de grande valor na luta contra o envelhecimento, uma vez que a pele é um dos elementos do nosso corpo que mais sofre durante o envelhecimento, revelando a passagem dos anos no nosso corpo através do aparecimento de rugas e marcas que afectam a nossa aparência física. Os alimentos ricos em zinco incluem carne de vaca, aves, marisco, ovos, lacticínios e cereais integrais.
anti envelhecimento nutricao