Transcrição Os três principais objetivos da comunicação
Objetivo 1: Solicitar uma ação ou serviço
Uma das intenções mais comuns e diretas na comunicação é solicitar uma ação específica por parte do interlocutor.
Este objetivo é fundamentalmente transacional e centra-se em conseguir que a outra pessoa realize uma tarefa concreta.
A clareza neste tipo de comunicação é essencial para garantir que o pedido seja compreendido e executado corretamente.
Por exemplo, quando pede a um colega para rever a sua apresentação antes de uma reunião importante, está a solicitar um serviço de feedback.
Da mesma forma, quando um membro da sua equipa lhe pede para o incluir numa cadeia de e-mails relevante, o objetivo dele é obter acesso a informações por meio de uma ação sua.
Em todos estes casos, o objetivo é claro: a comunicação é utilizada como uma ferramenta para mobilizar outras pessoas e obter um resultado tangível e específico.
Objetivo 2: Informar ou fazer refletir
O segundo grande objetivo da comunicação é informar ou estimular a reflexão no destinatário.
Ao contrário do pedido, este objetivo não visa necessariamente uma ação imediata, mas sim a transferência de conhecimento ou a provocação de uma análise.
Quando apresenta os resultados trimestrais à sua equipa, a sua intenção principal é informar sobre o desempenho e o estado atual dos projetos.
Outro exemplo é quando, após participar de um treinamento, você compartilha o que aprendeu com seus colegas para que eles também se beneficiem desse conhecimento.
Este objetivo também se aplica ao dar feedback construtivo, onde o objetivo não é dar uma ordem, mas convidar a outra pessoa a refletir sobre um comportamento ou ação específica para promover o seu desenvolvimento profissional.
Objetivo 3: Mudar o estado emocional de uma pessoa ou grupo
Por fim, um objetivo poderoso e muitas vezes mais sutil da comunicação é influenciar ou mudar o estado emocional de uma ou mais pessoas.
Essa intenção concentra-se no impacto afetivo da mensagem.
Por exemplo, um líder de vendas pode fazer um discurso enérgico com a clara intenção de motivar a sua equipa a atingir as metas mensais, transformando a possível apatia em entusiasmo.
Da mesma forma, esse objetivo está presente quando se intervém para dissipar a tensão entre dois colegas de trabalho ou quando se inicia uma conversa difícil com o objetivo de resolver um conflito e aliviar um ambiente hostil.
Nestes cenários, o sucesso da comunicação não é medido pela ação realizada ou pela informação transmitida, mas pela transformação emocional alcançada no interlocutor.
Resumo
Um dos objetivos mais comuns é solicitar uma ação, uma comunicação transacional que se concentra em fazer com que outra pessoa realize uma tarefa. A clareza nesse tipo de comunicação é essencial para uma execução correta.
Um segundo grande objetivo é informar ou estimular a reflexão no receptor, buscando a transferência de conhecimento sem uma ação imediata. Isso se aplica ao apresentar resultados ou ao dar feedback construtivo para o desenvolvimento.
Finalmente, um objetivo poderoso é mudar o estado emocional de uma pessoa ou grupo, focando no impacto afetivo da mensagem. O sucesso é medido pela transformação emocional alcançada no interlocutor.
os tres principais objetivos da comunicacao