logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O efeito da visualização na audiência

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O efeito da visualização na audiência


A visualização, como técnica em que incluímos elementos gráficos para apoiar o discurso, é muito útil para aumentar a retenção da nossa mensagem por parte do público. A utilização de imagens ou vídeos é um recurso muito poderoso para a comunicação, uma vez que nos permite ligar mais eficazmente o público às ideias que estamos a tentar transmitir.

A utilização deste método deve ser feita de forma adequada para não gerar resultados contrários aos desejados. A utilização de conteúdos audiovisuais inadequados irá dissociar a audiência das ideias centrais do discurso, fazendo com que a mensagem que recebem não seja a correta.

Ao longo desta sessão, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes que giram em torno deste tópico. Isto será útil se quiser incorporar recursos audiovisuais nas suas apresentações de uma forma adequada.

Escolha dos elementos audiovisuais: Ao utilizar a técnica de visualização, é muito importante escolher cuidadosamente os elementos audiovisuais a utilizar durante o discurso.

Estes devem estar intimamente relacionados com a mensagem que estamos a tentar comunicar, evitando assim que a atenção do público seja dissociada para aspectos secundários. Cada imagem ou vídeo incluído na sua apresentação deve ser coerente com o que está a expressar. Devem servir de suporte para que o seu discurso seja mais fácil de compreender e as ideias principais sejam mais facilmente retidas.

Outro aspeto que deve ser tido em conta na escolha dos elementos audiovisuais é o palco onde o discurso será apresentado. Se, por exemplo, não tiver um áudio de qualidade para os vídeos, é melhor não os incluir, pois isso afectará a qualidade do discurso. O mesmo pode acontecer no sentido inverso, quando os ecrãs para a apresentação de imagens não são adequados. Nestes casos, é melhor evitar a utilização deste recurso e adaptar-se ao meio em que se encontra.

Quantos elementos audiovisuais posso incluir?

A quantidade de elementos audiovisuais que pode incluir na sua apresentação dependerá significativamente do tipo de discurso que está a preparar, da sua duração e do formato do evento onde será apresentado.

Não sobrecarregue a sua apresentação com vídeos longos: tente garantir que todos estes elementos desempenham sempre um papel secundário e de apoio. Tenha em conta que, se falar ao mesmo tempo que apresenta imagens, é provável que o público se concentre mais nas imagens do que na sua voz.

Adapte a quantidade de elementos audiovisuais de modo a que a sua apresentação seja agradável e possa ilustrar a sua mensagem sem desassociar a atenção da audiência.

Porque é que a visualização pode ser eficaz?

A visualização, quando bem utilizada, pode ser eficaz porque pode transmitir uma mensagem à audiência, estimulando outros sentidos.

Quando apresentamos o nosso discurso, o público recebe a maior parte da informação através da audição e da visão. A audição é o sentido mais estimulado, uma vez que a nossa voz contém a maior parte do conteúdo da mensagem. A visão recebe elementos como a linguagem corporal, mas a adição de imagens ou vídeos aumenta o seu âmbito de ação para facilitar a compreensão e melhorar a receção da mensagem.

Outro fator que torna a visualização uma técnica muito eficaz é a inegável superioridade dos materiais visuais em termos de atração. De facto, é provável que já tenha consumido vídeos informativos em que se esquece a maior parte das palavras, mas se lembra das imagens que foram mostradas. Recordar estas imagens ajuda-nos a associar o conteúdo e a reter a sua essência.


visualizacao audicao

Transcrição O efeito da visualização na audiência



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?