Transcrição Sublinhar as ideias principais
A preparação de um discurso é uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de estabelecer uma série de ideias e mensagens principais a transmitir durante a nossa apresentação. Quanto mais longa for a nossa apresentação, mais tentados estaremos a abordar um maior número de elementos que podem não estar relacionados ou mesmo ser contraditórios entre si. O núcleo de um discurso deve girar em torno das ideias principais do discurso. Estas ideias devem ser concisas, claras e previamente definidas. O espaço para a improvisação é muito limitado durante a nossa apresentação, a menos que já tenhamos uma grande experiência que nos permita utilizar este recurso com facilidade.
Para não perdermos a essência do nosso discurso e começarmos a desviarmo-nos para elementos sem importância, é importante aprendermos a enfatizar as ideias principais da nossa apresentação. Durante o desenvolvimento desta sessão, iremos abordar um pouco mais esta questão, onde iremos analisar a importância de saber como enfatizar as ideias principais do nosso discurso.
Quantas ideias principais deve ter o meu discurso?
Relativamente ao número de ideias principais que um discurso deve ter, podemos encontrar diferentes opiniões. Alguns oradores consideram que um discurso deve conter apenas uma ideia principal, e é precisamente por isso que utilizamos o adjetivo principal. A partir desta ideia principal, podem derivar várias ideias complementares. Embora este critério tenha um fundamento lógico, pensamos que um discurso pode ter mais do que uma ideia principal. Nada impede que, num mesmo discurso, sejam abordados vários conceitos de igual hierarquia e importância. Estes conceitos podem estar relacionados ou não, sem que isso afecte a essência do tema do discurso.
Como recomendação, defendemos o critério de abordar até um máximo de três ideias principais. Lidar com muitas ideias essenciais num mesmo discurso, embora não seja impossível, será extremamente complexo de gerir. Quando nos concentramos em duas ou três ideias centrais, é mais provável que estas tenham um maior efeito sobre o público e que a mensagem seja melhor percepcionada.
Sublinhar as ideias: Não basta ter previamente concebido quais serão as nossas ideias principais. Se não formos capazes de enfatizar essas ideias, é provável que isso gere confusão entre os ouvintes. O público, se não conseguir definir os pontos-chave do seu discurso, tenderá a relacioná-los, a confundi-los ou a ignorar alguns deles por considerá-los complementares. Para enfatizar as ideias principais do seu discurso, pode utilizar a parte introdutória do discurso.
Durante a introdução, podemos aproveitar o espaço para destacar os pontos a abordar, fazendo um breve resumo dos mesmos. Se utilizar apresentações de diapositivos, pode também optar por destacar essas ideias nos diapositivos do Power Point.
Ideias complementares: Uma ideia complementar é um elemento da sua apresentação que vem no seguimento de uma das ideias principais. A diferença entre uma ideia principal e uma ideia secundária é que a ideia secundária dependerá inequivocamente da pré-existência da ideia principal. Se eliminarmos uma das ideias principais do nosso discurso, as restantes ideias principais não serão afectadas, pois têm o seu próprio conteúdo e espaço. A eliminação de uma ideia principal fará desaparecer as ideias secundárias que dela decorrem.
Entende-se que esta pode ser uma questão confusa e é por isso que devemos trabalhar para que o público consiga distinguir facilmente quais são as mensagens centrais do nosso discurso e quais são as que se complementam e harmonizam, sem se tornarem parte dos objectivos centrais a abordar.
realca ideias principais