logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Recomendações para a apresentação a um público inexperiente

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Recomendações para a apresentação a um público inexperiente


Cada discurso é construído de acordo com o tipo de público a que se dirige. Assim, o orador introduz um nível de tecnicidade que considera adequado para ser compreendido por todos os presentes. Do mesmo modo, a profundidade e a complexidade dos temas a abordar são adaptadas a cada público específico. Podemos abordar o mesmo tema de várias formas e transmitir uma mensagem útil que contribua para satisfazer as necessidades dos nossos espectadores.

Quando apresentamos a uma audiência iniciante, é importante adaptarmos a mensagem ao nível de conhecimentos dos presentes. Só assim podemos comunicar eficazmente e apresentar uma série de ideias que sejam compreensíveis para os ouvintes. No decurso desta sessão, daremos uma série de dicas sobre como abordar um determinado tópico para um público novo ou desconhecido.

Reforce a introdução do seu discurso: Temos a ideia pré-concebida de que a parte mais importante de um discurso será sempre o desenvolvimento do mesmo. A verdade é que é durante o desenvolvimento do nosso discurso que comunicamos o maior número de informações e elementos de interesse para a audiência. No entanto, nos casos em que o público presente não é especialista no assunto ou tem muito poucos conhecimentos sobre o mesmo, a introdução desempenha um papel importante no discurso.

Quando abordamos um público inexperiente, é importante reforçar a parte introdutória do nosso discurso. É isso que vai facilitar que as pessoas menos familiarizadas com o tema a abordar compreendam os aspectos mais básicos do mesmo e adquiram uma maior contextualização do conteúdo. Faça uma introdução que comece com os elementos mais simples para que o público inexperiente possa compreender os mais complexos.

Evitar sobrecarregar o discurso com informação: Se sabe de antemão que o seu discurso será provavelmente a primeira abordagem do seu público ao tema, evite sobrecarregar o discurso com informação. Quando se apresentam muitos elementos novos a um público inexperiente, é pouco provável que estes sejam facilmente assimilados. Isto conduz a uma diminuição considerável da eficácia do seu discurso e a mensagem que está a tentar transmitir não é útil.

Em vez de tentar elaborar um discurso abrangente, concentre-se em duas ou três ideias principais que possam ser úteis como primeira abordagem ao tema. Tente explicá-las bem, utilizando uma linguagem simples e agradável.

Utilizar recursos narrativos: Há uma série de recursos narrativos que, se utilizados adequadamente, serão úteis para aproximar o público dos temas que pretende abordar. Esses recursos incluem histórias, anedotas, metáforas, símiles, entre outros. Ao utilizá-los, procuramos fazer uso da comparação para explicar os conteúdos mais complexos, relacionando-os com elementos do quotidiano do nosso público.

Em vez de tentar explicar ao seu público um conceito que será difícil de entender, tente estabelecer uma semelhança com algo com que ele esteja familiarizado. A semelhança e a metáfora são recursos narrativos de grande impacto, pois não só facilitam a compreensão do conteúdo, como também melhoram a retenção do conteúdo por parte do público.

O mesmo se aplica às histórias e anedotas, que animam o discurso e ajudam a audiência a ver exemplos práticos do que está a explicar. Trabalhar com audiências inexperientes requer a utilização de competências pedagógicas. De certa forma, todo o bom comunicador deve ser um bom professor.


publico novato

Transcrição Recomendações para a apresentação a um público inexperiente



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?