Transcrição Estrutura de um painel
O painel é uma forma de apresentação que permite abordar um tema a partir de diferentes perspectivas. Para o efeito, estão presentes diferentes especialistas nos pontos a discutir, com o objetivo de transmitir uma mensagem enriquecedora para a audiência. Este tipo de evento tem caraterísticas próprias, pelo que é importante compreender a sua estrutura antes de participar num.
Durante esta sessão, iremos analisar alguns dos pontos mais importantes relacionados com este tópico. Isto facilitará a abordagem deste importante ato de comunicação.
Número de membros: O número de membros de um painel varia consoante o número de perspectivas necessárias para abordar o tema em questão. De um modo geral, o painel deve ser composto por um mínimo de três membros. É importante sublinhar que o objetivo deste ato comunicativo não é confrontar duas posições diametralmente opostas, mas fornecer uma análise a partir da experiência de vários especialistas.
Do mesmo modo, não se recomenda que o número de oradores seja excessivamente elevado; um máximo de cinco ou seis oradores é suficiente para que o debate se desenvolva adequadamente. Quando o número de especialistas é superior ao número recomendado, é difícil equilibrar as intervenções de modo a que se enquadrem no tempo estabelecido, uma vez que cada membro do painel deve ter o mesmo tempo de intervenção.
Tempo de apresentação do painel: O tempo de apresentação do painel varia geralmente entre uma hora e um máximo de duas horas e meia. Ocasionalmente, pode ser ligeiramente prolongado se as circunstâncias o justificarem. Cada orador terá um período de apresentação de cerca de 20 minutos, que pode ser ligeiramente mais curto ou mais longo, consoante o número de membros do painel.
O tempo de apresentação do painel deve ter em conta o número de questões que serão colocadas ao público, uma vez que estas serão desenvolvidas posteriormente pelas pessoas-recurso, contribuindo assim para a duração da apresentação.
O moderador: O moderador é uma das figuras principais de um painel, pois actua como diretor do debate, conduzindo cada uma das fases do desenvolvimento do debate. Graças ao moderador, é possível manter a coerência das ideias a abordar, tendo em conta que, neste tipo de apresentação, podem surgir controvérsias ou questões secundárias que se desviem do interesse geral da audiência. Assim sendo, o moderador deve ter um conhecimento básico de cada um dos pontos a debater.
Não é necessário que o moderador seja um especialista, mas deve estar familiarizado com as diferentes posições e conhecer os critérios básicos dos especialistas. O moderador é responsável pela calendarização e introdução de cada fase do debate.
Fases do painel
- Primeira fase: O moderador dirige-se ao público e apresenta cada um dos membros do painel, fazendo uma breve descrição dos mesmos.
- Segunda fase: O moderador coloca uma pergunta aos membros do painel e regista o tempo de resposta de cada um deles.
- Terceira fase: Quando os membros do painel tiverem formulado a sua resposta à pergunta, o moderador pode aprofundar o ponto abordado se considerar que este não foi totalmente desenvolvido. Para o efeito, colocará novas questões a todos os membros do painel ou apenas àqueles que considere poderem fornecer mais informações sobre o assunto. Uma vez esgotado o ponto, passar-se-á aos pontos seguintes, aplicando a mesma fórmula acima referida.
- Quarta fase: É efectuado um resumo dos pontos abordados, em que cada membro do painel revê brevemente a sua opinião geral sobre os mesmos.
- Quinta fase: O moderador pede ao público para colocar as questões pertinentes, que serão respondidas pelos especialistas.
painel estrutura