logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como estabelecer uma ligação com o público

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Como estabelecer uma ligação com o público


Há muitos factores que influenciam o grau de ligação que geramos com o nosso público; entre eles estão o nível intelectual e emocional do público. Cada discurso deve ser adaptado a uma linguagem e a um conteúdo que sejam compreensíveis para o público, só assim podemos garantir que a mensagem que estamos a tentar transmitir pode ser recebida de forma eficaz.

Da mesma forma, as emoções são um elemento decisivo na empatia com o público. Expressarmo-nos com um estado emocional adequado e coerente com o do nosso público torná-lo-á mais recetivo e a informação recebida será do seu agrado.

Durante esta sessão, vamos abordar a questão da ligação com o público. Para o fazer, analisaremos dois dos elementos mais importantes que a influenciam: o nível intelectual e o emocional. Isto ajudá-lo-á a melhorar os seus discursos e a torná-los mais eficazes.

Nível intelectual do público: É muito importante conhecermos o público a que nos dirigimos antes de prepararmos e apresentarmos um discurso. Quando nos referimos ao nível intelectual, não nos referimos especificamente ao facto de serem pessoas inteligentes ou ao seu nível de estudos, mas sim à preparação prévia que têm sobre o assunto que vamos abordar.

Não é a mesma coisa dar uma palestra sobre finanças aos professores de economia de uma universidade do que aos operários de uma fábrica. Os pormenores técnicos que utilizamos na nossa linguagem e os elementos que abordamos na apresentação do discurso devem ser compreensíveis para todos os presentes.

Identifique o público a que se dirige para poder adaptar a sua mensagem ao seu nível de conhecimentos. Ser claro sobre este aspeto também o ajudará a prever o grau de preparação com que terá de se apresentar, no caso de haver dúvidas por parte da audiência. Quando se está a lidar com um público especializado, as exigências são maiores. Temos de ser capazes de corresponder às expectativas, mostrando um bom domínio dos temas que estamos a tratar.

Isto não significa que nos devamos descuidar perante audiências menos preparadas, uma vez que podemos sempre encontrar sujeitos com um nível de preparação mais elevado em todas as audiências que enfrentamos. Utilize o nível intelectual da audiência como termómetro para aumentar ou diminuir a quantidade de elementos técnicos no seu discurso.

Nível emocional: O segundo aspeto que iremos abordar para gerar um maior grau de ligação com o nosso público é o nível emocional do público. O orador é também um intérprete que deve adaptar-se ao ambiente em que se realiza a apresentação. Não é a mesma carga emocional que se sente num discurso festivo ou numa cerimónia fúnebre. As emoções devem estar de acordo com cada situação e ser coerentes com o que é expresso no discurso.

A linguagem corporal é também outro elemento de grande importância na comunicação e transmissão de emoções. Desde a forma como nos movimentamos no palco até às expressões faciais que fazemos, estas transmitem ao público mensagens sobre o que sentimos.

Tente misturar-se com o ambiente para poder exprimir-se com uma linguagem natural. Recomenda-se que utilize as suas capacidades empáticas para conhecer o estado emocional das pessoas presentes. Deve ter sempre cuidado para que as suas emoções estejam ao mesmo nível que as do seu público. Não quer ser uma entidade estranha ou incómoda para o público, mas sim um apoio que harmoniza o evento e o envolve.


ligar ouvir

Transcrição Como estabelecer uma ligação com o público



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?