logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Atitude positiva

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Atitude positiva


Mesmo que alguém não esteja confiante nas suas capacidades sociais, uma atitude positiva pode fazer a diferença. Manter essa mentalidade dá força à informação que apresenta.

Além disso, falar com a velocidade e a entoação corretas pode reforçar cada palavra e melhorar o resultado da mensagem, o que demonstra assertividade.

Ao afirmar "Eu sou capaz de o fazer. Sei que sou capaz", mostra a sua determinação tanto a si próprio como aos outros. Por conseguinte, não são apenas as capacidades ou os talentos inatos que importam, mas também a atitude e a disposição gerais de cada um.

Caraterísticas: Quais são as caraterísticas de uma pessoa positiva?

  • É capaz de organizar os seus pensamentos e reduzir a quantidade de pensamentos negativos e o efeito que estes têm no seu bem-estar emocional.
  • Age ativamente e procura soluções criativas para os problemas que enfrenta.
  • Encara o medo como uma oportunidade para sair da sua zona de conforto e não como um obstáculo à realização dos seus sonhos.
  • Reconhece que alguns problemas podem ser o resultado de factores externos e não necessariamente da sua própria responsabilidade.

Atitude e motivação: A forma como um orador se apresenta é crucial para a influência da sua apresentação junto de uma audiência. De acordo com vários estudos, o sucesso de uma apresentação depende não só do conteúdo e da força da sua mensagem, mas também da paixão e da energia com que se apresenta. Isto significa que a forma como uma ideia é comunicada é tão importante como a própria ideia.

Uma atitude positiva pode melhorar a mensagem e evitar que esta pareça trivial ou sem importância. Melhorar a nossa motivação quando comunicamos pode aumentar as nossas hipóteses de influenciar as pessoas com quem nos cruzamos.

Victor Kuppers, formador de futuros oradores, destaca a relação entre atitude e motivação na sua fórmula para o valor de um discurso. De acordo com a sua teoria, o valor (V) de um discurso é determinado pela soma do conhecimento (C) e da competência (H) do orador e multiplicando o resultado exponencialmente pela sua atitude (A). A fórmula seria a seguinte: V = (C + H) x A.

Embora o conhecimento seja importante, uma atitude excelente pode compensar certas deficiências de conhecimento e obter bons resultados. Além disso, quanto mais informação tivermos, maior será a nossa autoconfiança e, por conseguinte, melhor será a projeção do nosso estado de espírito.

Otimismo e pessimismo: A atitude otimista tem em conta o sentido positivo da vida e refere-se à tendência para ver o lado positivo das coisas e esperar resultados favoráveis. A seguir, vamos explorar a diferença entre o otimismo e o pessimismo:

  • Enquanto um pessimista tende a concentrar-se no medo e na insegurança de fazer um discurso, um otimista pode experimentar esse mesmo sentimento, mas usá-lo como motivação para enfrentar o desafio com mais força.
  • Em vez de se deixar vencer pelo medo, o otimista toma medidas para o ultrapassar e prevê um futuro favorável.
  • O otimista acredita que as situações negativas da vida são limitadas no tempo e no espaço. Ou seja, não durarão para sempre e terão uma duração determinada.
  • Esta perspetiva permite-lhe reforçar a sua confiança e ter um maior controlo sobre a situação. Têm uma maior capacidade de adaptação e de fazer esforços.
  • Por outro lado, o pessimista tende a levar as situações para o lado pessoal e sente que não tem qualquer controlo sobre elas. A situação externa controla-o e ele não age, deixa-se invadir pelo medo e pela desolação.

Exemplo gráfico: Um exemplo gráfico do que precede é o caso de uma pessoa que tem medo de fazer a sua primeira apresentação pública porque sabe que vai começar a tremer e a ficar com a língua presa. Esta pessoa pode rejeitar a oportunidade e retirar-se com o pensamento "nem sequer conseguiria dizer uma frase completa".

Em contrapartida, o otimista ignora o sentimento ou não presta tanta atenção à situação stressante. Decide tentar um plano de ação adaptado às suas capacidades e recursos, sabendo que as coisas vão correr bem e, se não correrem, bem, isso é apenas mais uma experiência.

Conselhos: Aqui estão algumas dicas para manter uma atitude positiva e ser mais otimista:

  • Lembre-se que as situações negativas são temporárias. Por exemplo, se estiver nervoso por causa de um discurso ou de uma entrevista de emprego, lembre-se de que essa situação não durará para sempre e acabará em breve.
  • Reserve um momento para apreciar e valorizar as coisas boas que lhe aconteceram no passado e as oportunidades positivas que sabe que o esperam no futuro.
  • Não se sinta desiludido ou culpado quando algo não acontece como esperava.
  • Reconheça os seus êxitos e atribua-os às suas capacidades: "Saí-me bem porque me saí bem". E quando algo correr mal, utilize a autocrítica construtiva e reconheça os factores externos que o ajudam a crescer e a melhorar.


atitude positiva

Transcrição Atitude positiva



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?