Transcrição Impacto da atividade na vida pessoal
Quando decidimos iniciar um negócio, muitas emoções entram em jogo, começamos a considerar diferentes aspectos relacionados com as finanças, o mercado, a nossa capacidade de enfrentar os desafios que temos pela frente, entre outros.
No entanto, há um fator que normalmente não é tido em conta até termos de lidar com ele, este fator é o impacto que o nosso negócio terá na nossa vida pessoal. Para aqueles que têm experiência anterior na criação do seu próprio negócio, será muito mais fácil prever o que irá acontecer quando iniciarem o seu novo negócio, mas são os principiantes que muitas vezes sofrem mais com a falta de preparação.
Neste guia, abordaremos alguns dos pontos-chave relativos ao impacto que o arranque de uma nova empresa pode ter na sua vida pessoal. Para tal, discutiremos três dos principais aspectos para os quais se deve preparar antecipadamente.
Sem horário de trabalho?
A diferença entre ser o seu próprio patrão e trabalhar para outra pessoa, em termos de horário de trabalho, é que deixará de haver horário de trabalho. Em princípio, isto pode ser bom, mas em poucas semanas pode funcionar contra si se não tiver a disciplina necessária. A maior parte das pessoas que começa o seu negócio pela primeira vez, tem de enfrentar o desafio da auto-exigência, já não haverá um chefe para marcar a hora de entrada e de saída, pelo que a nossa produtividade dependerá da nossa capacidade de regular e impor disciplina.
É comum acontecerem coisas à medida que nos começamos a organizar, como por exemplo, dar por nós a trabalhar aos fins-de-semana, a trabalhar em horários não convencionais, a altas horas da noite ou de manhã cedo. Normalmente, é preciso tempo para ajustar o ritmo de trabalho de forma a equilibrar corretamente o nosso trabalho e o nosso descanso. É preciso compreender que o facto de não trabalhar para outra pessoa não deve ser uma desculpa para trabalhar sem horários. Ter um horário de trabalho e respeitá-lo é um sinal de respeito e disciplina para com o seu trabalho.
Qual é o seu salário?
Se conhece algumas noções básicas de finanças, saberá que nem tudo o que ganha na sua empresa conta como salário. Gerir os números habilmente ou obter a ajuda de pessoas que fazem bem este trabalho será essencial para gerar um fluxo de caixa que lhe permita receber a sua parte sem afetar o crescimento da empresa. Qualquer negócio, por mais pequeno que seja, requer investimento. Obviamente, deve ter uma projeção para o futuro e deve ser coerente com essa projeção. O seu salário, em princípio, deve ser o mais baixo possível para que a sua nova empresa tenha o capital necessário para crescer.
A família é a sua melhor força de trabalho?
Quando a sua empresa começar a crescer, terá de contratar novos empregados e pode achar que entrevistar ou dar a estranhos a confiança para lidar com responsabilidades dentro da sua empresa é uma situação stressante. É por isso que muitos recorrem à família para preencher os novos postos de trabalho que estão a ser criados.
Não é tão simples como dizer que é bom ou mau, ter a família na sua empresa pode ser positivo se ela for qualificada para ocupar os cargos. O problema geralmente surge quando acabamos por contratar uma pessoa que não é qualificada ou que não é a pessoa ideal para ajudar um membro da família. Da mesma forma, a sua relação de trabalho com eles pode ser afetada pelos laços familiares existentes. A recomendação é que se tenha muito cuidado antes de dar um emprego a alguém da família, distinguindo sempre entre vida profissional e pessoal.
vida pessoal