Transcrição Criar a sua própria marca como treinador
De certeza que está a perguntar-se: porque é que preciso de uma marca pessoal?
Antes de mais, estamos perante um público digital que, a partir do visual, se reconhece e se familiariza com os elementos que encontra nas redes. A sua marca pessoal ajudá-los-ia a reconhecê-lo e a si, enquanto treinador, a representar-se com uma primeira impressão nas redes. Uma boa marca pode ser o elo mais importante do seu negócio e, possivelmente, todo o seu sucesso como mentor está por detrás de um nome com uma visualidade curiosa. Para além de lhe dar confiança e credibilidade no mercado de trabalho, também impressiona o cliente com o seu profissionalismo.
O terreno
Podemos começar pelas coisas que lhe dizem respeito, o que quer propor aos clientes, ou especificidades particulares do seu tipo de negócio, como representações de objectos formais que indiquem à primeira vista do que se trata; jogo entre as letras do seu nome ou da sua empresa, utilização ou não de cores.
Existe uma imensa diversidade de possibilidades que pode ajustar às suas necessidades e às de qualquer cliente. Um fator muito importante é a criatividade, não se deve descartar uma ideia por mais simples que possa parecer. Depois, lembre-se que deve ser agradável à vista, deve agradar e chamar a atenção. Pode recorrer à ajuda de profissionais da área do design gráfico para tornar a sua proposta mais requintada e até garantir a estética visual que propõe.
Contar uma história.
Não basta ter um visual atrativo para conseguir uma marca forte, é também necessário ter algo para contar, para deixar um rasto de história, e uma possível referência para os outros. É por isso que é importante ter bem definidos os seus objectivos, propósitos e metas que seguiu para se tornar um empresário e os futuros sobre como vê a sua empresa ao fim de algum tempo.
Não é necessário copiar a história dos outros, mas contar a sua própria história, as suas primeiras ideias, os seus inícios. O mais importante é que consiga explicar para que serve a sua empresa na sociedade. Lembre-se que não se trata apenas de obter rendimentos, mas também de gerar valor.
Pode mencionar testemunhos de colegas, amigos próximos sobre o seu desempenho em algum evento importante para ajudar a apoiar a socialização da sua marca e gerar mais confiança.
Trabalho em rede.
Nas redes existe uma grande diversidade de conteúdos. Tente concentrar-se apenas em conteúdos que lhe possam trazer intelecto profissional e humano e, porque não, outros que lhe tragam bem-estar. Não se esqueça que cada minuto que passa na Internet é tempo que não estamos no mundo real e seria bom utilizá-lo em benefício da sua aprendizagem. Tem cuidado com as interações em todos os tipos de publicações, bem como com os comentários que fazes, a ortografia e a escrita.
A partir de agora, és uma figura pública e sentir-te-ás mais confortável se evitares conteúdos controversos, como temas políticos ou outros.
É muito importante que cuide da sua imagem nas redes sociais, pois é o reflexo de uma pessoa de confiança que um cliente precisa de ver. Nestes casos, é sempre aconselhável utilizar vários perfis; um pessoal e outro profissional, onde se pode sentir à vontade para interagir livremente num ambiente confortável e separado do trabalho.
O mercado
Certamente que pensa que terminámos com estas dicas, mas ainda há mais para fazer do que pensa. Pode descansar durante alguns minutos, mas não pode adormecer à vontade.
No mundo, as coisas têm um período de criação, de desenvolvimento e de fim. Pois bem, estamos na fase de criação da sua marca como profissional de business coach, para não dizer que só estamos a falar de mecanismos de visualização, ainda falta conteúdo intelectual que faça parte do seu arsenal pessoal, mas ainda bem!
O mercado de trabalho, como se inserir no mercado de trabalho de forma profissional?
Existem várias formas de se inserir através das várias plataformas digitais, já que estamos a trabalhar nesta área. Uma boa plataforma é o Linkedin, uma rede social recomendada para uso empresarial em negócios e emprego. Mas pode usar a que mais lhe convier. Preencha toda a informação necessária. Invista em imagens de alta qualidade. Destaque as suas competências e posicione-se. Tenha em mente que uma marca pessoal é uma vantagem competitiva que o diferencia dos outros e, ao fazê-lo, está a mostrar as possibilidades do seu perfil e o valor acrescentado que traz.
Para além das redes, a sua marca pode oferecer-lhe a possibilidade de se ligar e conhecer outras pessoas fora do local de trabalho que podem estar interessadas nas suas experiências e conhecimentos de acordo com o conteúdo que cria. Também podemos apresentá-lo a eventos, feiras comerciais e conferências onde a socialização a nível pessoal pode abrir muitas portas, uma vez que pode trabalhar a confiança e a empatia pessoalmente.
Não se esqueça de que a sua marca pessoal o distinguirá entre milhões no mercado e deve ser inestimável para si saber como a levar com autenticidade e o seu próprio estilo, porque cada pessoa é um universo e tem algo para contribuir e beneficiar os outros.
Crie o seu sítio Web
Como já dissemos anteriormente, crie o seu sítio Web. A forma de consolidar todas estas etapas e solidificar o seu perfil pessoal é colocá-las num sítio Web. Não se esqueça de o tornar profissional. Utilize imagens que descrevam ou simbolizem o seu trabalho e o seu desenvolvimento no domínio empresarial, seja seletivo com a tipografia, as cores, a distribuição da quantidade de informação necessária e o design geral e comece a gerar conteúdos. Pode fazer publicidade através de vídeo ou áudio (podcast), bons métodos utilizados atualmente pelos profissionais. Não esquecer a trajetória e, muito importante, as referências e os testemunhos de outros clientes. Socialize-o através de publicações em blogues de outros colegas e amigos com quem colaborou para ganhar mais alcance. Procure ajuda, se possível, de profissionais de marketing para o criar, não poupe nos custos, lembre-se que está a fazer um investimento em si próprio.
Liderança
Atualmente, uma competência importante em todas as marcas pessoais é a liderança. Uma pessoa com caraterísticas de liderança é capaz de ligar pessoas com um único objetivo, coordenar equipas de trabalho e tem a capacidade de ouvir os outros e agir atempadamente.
Ser um líder, saber determinar o que está certo e o que está errado, tomar decisões, não se ensina em nenhuma universidade ou curso que se pague, é uma capacidade que alguns têm e outros não; mas também se cultiva com o tempo e a experiência, por isso, como Business Coach, deve começar a moldar a sua personalidade para se tornar um modelo exemplar para os seus colegas e colaboradores. Seja você mesmo, sem máscaras da identidade de outras pessoas.
treinador marcas