Transcrição Avalia até que ponto os clientes estão concentrados
As sessões iniciais entre o coach e o cliente devem centrar-se no processo cognitivo que permite ao coach formar um perfil do cliente que seja o mais exato possível. Um dos aspectos que mais deve interessar ao coach é o nível de concentração que o cliente tem na sua atividade. Este aspeto é de extrema importância, pois influenciará significativamente o impacto e o grau de eficácia que o coach pode ter sobre o cliente.
Um empresário que esteja focado e centrado no seu negócio, que tenha um conhecimento profundo das suas finanças, dos aspectos legais da sua empresa, das suas deficiências e pontos fortes, entre outros aspectos, será muito mais recetivo aos conhecimentos recebidos e executá-los-á de forma mais eficaz do que outro que não demonstre interesse suficiente nos processos que está a realizar.
Ao longo deste guia, abordaremos alguns dos pontos mais importantes que podem ser trabalhados se quiser compreender o nível de atenção que o seu cliente tem em relação ao seu negócio.
Finanças da empresa
As finanças da empresa representam o núcleo do crescimento da empresa. É um dever fundamental de qualquer empresário ter um bom domínio dos seus números financeiros e saber explicá-los com confiança e fluidez. Quer seja para atrair investimentos externos ou para medir a rentabilidade da empresa, as finanças contêm toda uma série de dados objectivos que são essenciais para a gestão correta da empresa.
Se quiser medir o grau de concentração do seu cliente no seu projeto, pode começar por fazer perguntas bem intencionadas sobre alguns dos elementos financeiros básicos da empresa. Se verificar que o seu cliente não é capaz de responder com exatidão aos dados referidos, é provável que o interesse apresentado pelo seu cliente não seja o ideal para fazer avançar com sucesso o seu empreendimento.
Aspectos jurídicos
Por aspectos jurídicos entendemos toda a rede de requisitos e procedimentos legais que uma empresa deve cumprir para se tornar operacional nos termos da lei. Todas as empresas devem requerer várias licenças ou autorizações que lhes permitam estabelecer legalmente relações comerciais. Se o seu cliente não estiver ciente destes elementos, é muito provável que a sua empresa cometa vários erros que podem ser dispendiosos.
Para além dos aspectos acima mencionados, existem outros aspectos como os impostos, as regulamentações do mercado e as leis laborais, só para mencionar alguns. É inconcebível iniciar um negócio sem primeiro obter aconselhamento adequado sobre os procedimentos legais a seguir.
Pontos fracos e pontos fortes
Cada empresário deve ser capaz de identificar os pontos fracos e fortes da sua empresa. Uma postura crítica em relação à nossa empresa denota maturidade e interesse em melhorar os aspectos que podem ser cruciais para o sucesso da empresa. O coach deve efetuar uma análise crítica com o cliente para refletir sobre os elementos que devem ser trabalhados e os que devem ser reforçados, a fim de realçar os nossos pontos fortes.
Reconhecer as nossas fraquezas é um sinal de que dominamos a atividade que enfrentamos. Se o empresário for capaz de citar os principais pontos fracos da sua empresa, isso significa que dedicou tempo a estudar e a reconhecer onde deve concentrar os seus esforços para otimizar os resultados.
O equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos também será de grande utilidade para o coach, uma vez que estes aspectos irão reger a definição das futuras estratégias e orientações a dar ao cliente.
tratamento clientes