logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Rendimento do investimento

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Rendimento do investimento


As empresas precisam de investir constantemente no seu crescimento para não estagnarem, quer seja pouco ou muito, é inerente ao seu desenvolvimento. É preciso investir dinheiro para ganhar dinheiro. Pode ser em infra-estruturas, em tecnologia, em recursos humanos e formação, para o desenvolvimento de produtos e serviços ou em publicidade e promoção, entre outros. Esse dinheiro é investido com a ideia de obter mais lucro ou, pelo menos, de recuperar o investimento.

Como saber se está a ser eficaz? Está a desperdiçar dinheiro e tempo com esta ação? Que estratégias funcionam melhor? Quanto tempo vou demorar a recuperar o meu investimento?

O retorno do investimento (ROI) é uma das métricas financeiras mais importantes. Permite-lhe avaliar o sucesso do seu investimento, avaliar a rentabilidade, determinar se valeu a pena e, claro, retificar os erros (se for a tempo) ou melhorar o seu desempenho futuro.

O que é o retorno do investimento?

É a métrica financeira que nos permite validar um investimento, calculando o lucro líquido obtido em relação ao investimento efectuado num determinado período. O resultado dir-nos-á se ganhámos pouco, muito ou nada depois de investirmos dinheiro e recursos em algo.

Através da análise deste resultado é possível verificar se as metas e objectivos definidos estão a ser cumpridos. É muito utilizado para medir o desempenho e a rentabilidade das acções realizadas na empresa. Atualmente, assume particular relevância na conceção, implementação e avaliação de estratégias de marketing digital.

Para que serve o ROI?

Entre outras coisas:

  • Determinar a quantidade de dinheiro gerada por uma determinada ação empresarial.
  • Medir a rendibilidade dos investimentos.
  • Convencer os investidores a investir o seu capital no seu negócio e a empresa a empreender um projeto.
  • Identificar onde colocar o dinheiro e quanto gastar.
  • Ajudar, em conjunto com outras variáveis, a definir e orientar estratégias de marketing para aumentar as vendas, o alcance e a visibilidade da marca.
  • Estabelecer novos objectivos, mais realistas e atempados.

Como é determinado o ROI?

O ROI é um valor económico que fornece um valor positivo ou negativo. A sua fórmula é:

  • ROI= (receita-investimento)/investimento

O resultado é multiplicado por 100, uma vez que é representado como uma taxa percentual para análise. A fórmula em si é simples, a dificuldade está em identificar corretamente tudo o que se enquadra na categoria de receitas e na categoria de investimento para que o resultado seja real e útil.

O que é que conta como receita? A receita líquida que é cobrada por esse investimento específico, incluindo os custos de funcionamento e sem adicionar outros montantes como impostos e juros.

O que é que conta como investimento? Todas as despesas/custos diretos do investimento. Tenha cuidado para não ignorar os custos ou incluir lucros que não estejam diretamente relacionados com as acções realizadas no âmbito do investimento. Caso contrário, pode interpretar mal os resultados.

Por exemplo, que uma campanha de marketing por correio eletrónico acabou por ser menos dispendiosa do que foi, ou que teve mais lucro do que realmente teve porque incluiu vendas que foram feitas de outras formas.

O objetivo é saber se está a funcionar ou não, pelo que é necessário verificar cuidadosamente os dados e a sua origem.

Período de retorno do investimento.

Outra informação importante para as empresas é o período de retorno do investimento, ou seja, quanto tempo levará para recuperar o investimento e começar a receber lucros. Desta forma, podem planear em conformidade. Este período é também designado por período de retorno do investimento.

Trata-se, na verdade, de uma estimativa muito aproximada, mas não é algo escrito em pedra, uma vez que há muitos factores externos que podem acelerar ou atrasar a sua concretização. Por conseguinte, quanto mais curto for o período de retorno de um investimento, menor será o risco e maior será a tranquilidade da empresa e dos investidores.

Se o valor dos fluxos de caixa for constante ao longo do ano, o seu cálculo é simples:

  • PRI= Investimento inicial / fluxo de caixa médio por período.

No caso de o fluxo de caixa variar, estima-se o fluxo de caixa que se espera receber no primeiro ano e adiciona-se a esse valor acumulado o fluxo de caixa estimado para o ano seguinte, e assim sucessivamente até ao período em que o valor do investimento é igual e que será o tempo que demorará a recuperar o investimento. Este período pode ser de meses ou anos.

É importante calcular da melhor form


retorno do investimento

Transcrição Rendimento do investimento



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?