logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O sumário executivo do plano de actividades

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O sumário executivo do plano de actividades


A primeira coisa que deve colocar no seu plano empresarial e a primeira coisa que o leitor verá é o resumo do plano empresarial. Trata-se de uma secção essencial que permite ao leitor ter uma ideia breve e concisa do seu plano empresarial.

O resumo é, sem dúvida, a secção mais importante de todo o plano empresarial. É a primeira coisa que se lê nele, é basicamente a face do seu plano. É por isso que deve certificar-se de que está bem feito e transmite de forma concisa o máximo de informação possível e indispensável. É a primeira ferramenta que utiliza para atrair e deslumbrar as pessoas.

Caraterísticas do resumo

Recomenda-se que o resumo seja o mais curto possível, com uma ou duas páginas no máximo. Pode conter as declarações de missão e visão do plano de negócios. Descreve brevemente os planos e objectivos que tem para a sua empresa.

Deve conter uma breve e resumida observação da sua empresa e da sua organização. Deve conter um breve esboço da estratégia que planeia utilizar e elementos-chave da situação financeira da empresa. É basicamente o elevator pitch da sua empresa.

Deve apresentar uma ideia geral da divisão da empresa em função dos investimentos. A chave para um bom resumo é restringir os melhores elementos do seu plano de negócios e resumi-los de uma forma que permita ao leitor ver os elementos mais salientes do seu negócio.

É como se fosse o prefácio do seu plano de negócios, que aborda sucintamente cada secção que vai cobrir e o convence a continuar a ler. Deve ser específico nas partes que o exijam, mas noutras partes deve limitar mais a informação que divulga.

Objectivos do sumário

O sumário executivo do plano empresarial tem vários objectivos:

  • Como primeiro objetivo, o sumário deve captar a atenção do leitor através da utilização de recursos que lhe permitam enunciar rapidamente os aspectos mais importantes do plano de negócios.
  • Trata-se de um preâmbulo do plano global, que orienta o leitor para as questões mais complexas das secções mais longas do plano.
  • Deve ter um formato simples e de fácil leitura, formando uma narrativa curta que capte a atenção do leitor e aumente o seu interesse pelo negócio.
  • A maioria das entidades financiadoras e dos investidores não se dá ao trabalho de ler um plano de negócios longo e complexo, preferindo ler o resumo para ter uma ideia do empreendimento e avaliar rapidamente se vale a pena ou não. É por isso que é tão importante se quiser obter financiamento.

Como redigir o seu resumo?

A seguir, sugiro um formato simples para o resumo do plano de negócios:

Ideia inicial: Em primeiro lugar, deve perguntar-se a si próprio:

  • Qual é a nossa ideia de negócio?
  • Que problema resolve e onde é que se enquadra no mercado?

Aconselho-o a começar por responder a estas duas perguntas. Deve descrever porque é que a ideia para o seu negócio pode funcionar e como resolve um ou mais problemas dos seus clientes da forma mais económica, mais viável ou mais rápida.

Por muito bem concebido e estruturado que esteja o seu plano de negócios, se a sua ideia inicial não for válida, é impossível que qualquer investidor ou parceiro se junte à sua empresa. Primeiro, tem de os conquistar com uma ideia vencedora, porque sem ela, por mais organizado e detalhado que seja o seu plano, ninguém se juntará a si.

Financiamento

Depois de ter delineado a sua ideia e a razão da sua necessidade no mercado, deve incluir o custo da sua empresa e o potencial financiamento de que poderá necessitar. Se necessitar de financiamento, deve descrever brevemente a forma como o vai utilizar.

No resumo, deve ficar claro porque é que precisa do investimento, uma vez que poucas pessoas estariam dispostas a emprestar-lhe o dinheiro sem saber para que é que o vai utilizar. Não se deve entrar em pormenores aqui, pois isso será feito em secções posteriores do plano de negócios.

Também inclui o tipo de lucros que o investidor obterá e durante que período de tempo. O investidor potencial deve saber, ao ler o resumo, como o seu investimento potencial pode ajudar a empresa a expandir-se e a aumentar os seus lucros. Deve ser claro para ele que obterá um retorno sobre os seus lucros que é muito superior ao seu investimento inicial.

Se o projeto tiver muitos investidores, como instituições financeiras, investidores de capital de risco ou membros da família, seria muito complexo incluir todas as informações necessárias no resumo. Por conseguinte, recomendo que, neste caso, inclua apenas uma breve descrição do seu plano e a divisão da empresa para que todos recebam uma percentagem do seu investimento.

Outros aspectos a considerar

Pode também considerar incluir no sumário executivo as respostas a estas perguntas, dependendo do facto de considerar esta informação essencial para o leitor:

  • Como é constituída a direção da empresa?
  • Que vantagens oferecem os nossos produtos ou serviços em relação à concorrência?
  • Quais são as minhas estratégias de marketing e promoção?
  • Qual é o meu plano de saída?

Terminar o resumo

Termine sempre o resumo com uma nota positiva. Lembre-se que este é o início do seu plano e que deve apresentar a sua empresa da forma mais atractiva possível, realçando os aspectos positivos e minimizando os negativos. Isto


resumo executivo

Transcrição O sumário executivo do plano de actividades



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?