logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Os media sociais e o seu impacto nas empresas

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Os media sociais e o seu impacto nas empresas


As redes sociais estão connosco há pouco tempo, mas para a maioria de nós tornaram-se uma ferramenta indispensável. É difícil imaginar um mundo sem elas e, para o bem ou para o mal, influenciaram todos os aspectos das nossas vidas, a forma como comunicamos e nos relacionamos uns com os outros.

As plataformas de redes sociais não são sítios estáticos, hoje em dia a maior parte do conteúdo é gerado pelos utilizadores, que participam ativamente e partilham os seus textos, imagens e vídeos.

O que no início era apenas uma forma de comunicação entre pessoas, hoje mudou completamente o mundo dos negócios e, claro, do marketing.

Os utilizadores chegam às suas redes porque foram atraídos por uma fotografia ou um vídeo, por uma recomendação de um amigo ou pelo algoritmo da plataforma, porque estavam à procura de algo ou por qualquer outro motivo. Depois de interagirem consigo, tem a possibilidade de converter o seu interesse numa necessidade ou desejo. Para isso, tem de se ligar ao seu lado emocional.

Em vez de se concentrar na descrição do produto/serviço que oferece, deve enfatizar na sua mensagem o benefício que eles vão obter, não só que o vão ver mas também que o vão sentir, para que se lembrem de si. Todos os seus esforços nas redes sociais devem ser orientados para convencer o utilizador de que está a tomar a decisão certa ao comprar-lhe.

Os utilizadores das redes sociais querem saber quem é, o que faz, os valores da sua marca, como identificá-lo e separá-lo da concorrência. Estas são perguntas a que deve responder constantemente através das mensagens que partilha. Não de uma forma aborrecida, mas de uma forma que os estimule a agir, quer seja um gosto, um comentário ou uma compra.

Vantagens das redes sociais para o marketing

Maior oportunidade de ser visto: como uma grande comunidade, os clientes utilizam as redes sociais para tudo, todos os dias, a toda a hora.

Igualdadede condições: as redes sociais oferecem as mesmas oportunidades de marketing a todos, desde pequenas empresas a marcas estabelecidas. Todos podem competir, depende apenas do engenho e do esforço que colocam na sua gestão.

Pesquisa de mercado rentável: pode utilizar a sua comunidade para testar o seu produto/serviço antes de o alterar ou lançar e para recolher informações valiosas que lhe podem dar uma ideia do que irá ou não funcionar, em termos de melhorias, novas funcionalidades, gostos ou aceitação de preços.

O poder está nas mãos dos clientes: eles podem determinar o que vale a pena comprar ou não. Se virmos isto como uma vantagem, pode ter um impacto direto no aumento das vendas, uma vez que as pessoas confiam num produto ou serviço que foi validado por outros clientes.

Permite criar leads: ou seja, alguém que mostra interesse e deixa os seus dados, a partir do tráfego gerado pode aumentar a possibilidade de conversão em cliente.

Promove a fidelidade à marca: uma vez que o seguem e se tornam clientes convencidos do seu valor, é mais provável que continuem a consumir os seus produtos/serviços apesar de outras questões que possam surgir, como um aumento de preços ou a mudança de um serviço.

Oportunidade de colaboração: com influenciadores ou profissionais do sector, a sua influência ou experiência pode ajudar a aumentar as suas vendas, fazer crescer a sua comunidade e validar a sua marca.

Podemos aprender com os outros: as melhores e mais bem sucedidas marcas do mundo estão nas redes, é uma oportunidade incrível para estudar e analisar as melhores práticas em tempo real, bem como para monitorizar a concorrência e ajustar a nossa própria estratégia.

Campanhas massivas: graças às suas ferramentas, pode criar e gerir as campanhas de que necessita com um alcance global e um poder económico.

Vender os seus produtos/serviços: agora é possível comprar diretamente nas próprias plataformas. É preciso tirar partido da decisão de compra do cliente e cada clique conta.

O que fazer nas redes sociais?

Criar uma boa primeira impressão: o perfil da sua empresa nas redes sociais é a primeira coisa que um consumidor interessado procura, pelo que tudo deve ser impecável, quer se trate de design, usabilidade ou serviço ao cliente.

Repetição da mensagem: escolha um tema e repita a mensagem apresentando-a várias vezes e através de todos os seus canais, mas de formas diferentes (texto, vídeo curto, fotografia, infografia, etc.). Desta forma, é mais fácil que o reconheçam e se lembrem de si.

Utilize uma linguagem simples e natural: palavras curtas, claras e concisas que reforcem a sua intenção e apoiem a sua mensagem com imagens fortes. Adapte-se ao tom da plataforma.

Privilegiaro conteúdo visual: a atração visual é muito importante, as boas imagens e os vídeos intensos ou divertidos têm prioridade sobre o texto.

Envolva os seus seguidores: este tipo de campanha ajuda a aumentar a notoriedade da marca e a promover os seus serviços/produtos. Por exemplo, pode convidá-los para um concurso de fotografia, para partilharem as suas soluções sobre algo relacionado com a sua empresa (por exemplo, receitas, se se tratar de comida).

Obtém-se muita interação, bem como materiais que podem ser utilizados mais tarde. Até o ajudam a descobrir vantagens competitivas

Uma mentalidade de serviço: construa a sua imagem de marca dando prioridade à ligação com os seguidores, à empatia, ao bom tratamento, ao entusiasmo e à responsabilidade. Adapte-se sempre para satisfazer as suas expectativas.

Responder sempre: manter uma comunicação constante e nunca deixar de responder a uma pergunta ou oferecer uma solução.

Concentre a mensagem no benefício: como é que o seu produto/serviço resolve o problema deles? Como é que os pode ajudar? Se conseguir fazer isso, a venda far-se-á por si só.

Cumpra a regra 20/80: recomenda-se que apenas 20% das suas mensagens se concentrem na auto-promoção; o resto deve ser dedicado a criar envolvimento, responder a perguntas, interagir e oferecer soluções e conteúdos valiosos aos seus seguidores.

Utilize links: crie links do seu sítio para as suas redes e vice-versa para gerar tráfego.

Seja oportuno: é importante publicar o seu conteúdo no momento certo, quando o seu público tem mais oportunidades de ver e reagir ao que faz.

Divulgue críticas positivas de clientes: se um cliente fez um comentário ou uma crítica positiva do seu produto/serviço, partilhe-o em todos os seus canais. É mais provável que as pessoas comprem se a recomendação vier de outro cliente.

Recompense os seus seguidores: crie mecanismos para recompensar os seguidores que mais partilham e interagem.

Medir resultados: este será sempre o ponto de partida.

Que redes sociais utilizar?

Não tem de estar em todas as redes, isso não garante bons resultados, como em tudo no marketing, tem de escolher a que melhor se adequa aos seus objectivos e necessidades.

Para escolher a mais adequada, tem de conhecer o seu cliente ideal (criar o seu Buyer Person), e depois localizá-lo. Imagine que é o consumidor, qual escolheria? Quais são os seus objectivos? Quer resultados rápidos ou resultados a longo prazo? Que tipo de conteúdo posso criar? Existem plataformas muito populares mas que para se destacarem requerem a partilha de materiais como vídeos e fotografias de boa qualidade e altamente atractivos. Tenho capacidade ou orçamento para os desenvolver?

Há redes que concentram o maior número de pessoas, mas a variedade de objectivos, gostos e interesses também é maior. Reúnem todo o tipo de públicos. Entre estas as mais populares são o Facebook, Instagram, Twetter, TikTok, Youtube, Pinterest.

Outras têm um objetivo e uma finalidade mais definidos e a segmentação do mercado é maior. O seu objetivo é fazer novos contactos e networking. Algumas delas: LinkedIn, Badoo, MeetUp, Airbnb.

Há muita informação sobre cada uma das redes sociais que existem, as próprias plataformas fornecem-lhe todo o tipo de relatórios e estatísticas: número de utilizadores, idade do público, tempo passado na rede, os seus gostos, os seus interesses, as melhores alturas para as utilizar. Cabe-lhe a si analisar qual delas se adequa à sua estratégia de marketing e qual delas pode tirar o máximo partido.

Ferramentas de gestão das redes sociais

Para melhorar o envolvimento, é necessário gerir as suas redes sociais. Tem de estar atento às notificações, criar e programar conteúdos, ver todas as interações, responder aos seus clientes, medir o alcance, em suma, seguir passo a passo a sua estratégia comercial e de marketing.

Existem muitas ferramentas no mercado em que pode confiar, que aumentam a sua eficácia e lhe poupam muito tempo. Desde opções gratuitas a pagas ou uma combinação.

Se apenas gere o Facebook e o Instagram, pode optar pelo Meta business suite, que é gratuito e está disponível para PC e telemóvel. Permite-lhe gerir toda a atividade de ambas as contas ao mesmo tempo, centralizando as ferramentas.

Se a sua empresa tiver mais de duas contas, pode optar por plataformas de gestão altamente profissionais, como Buffet analytics, Hootsuite, Metricool, Sprout social, Stacker, entre muitas outras.

Estas permitem-lhe integrar todas as suas contas, uma administração centralizada a partir de um único painel, utilizar ferramentas de análise, publicar os seus conteúdos, gerir comentários e planear publicações, bem como gerar relatórios, escolher os melhores horários de acordo com o seu público, integrar com o seu canal de vendas, entre muitos outros.

Na hora de escolher, é preciso levar em conta o custo e o serviço de suporte. Podem ser utilizados ao mesmo tempo por vários community managers (administradores profissionais de redes).


redes sociais

Transcrição Os media sociais e o seu impacto nas empresas



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?